Dono do Grupo Center Norte morre em São Paulo

Memória

, O Estado de S.Paulo

30 de setembro de 2010 | 00h00

CURT WALTER OTTO BAUMGART 1937 - 2010

O empresário Curt Walter Otto Baumgart, de 73 anos, dono do grupo Center Norte e da Vedacit, empresa do ramo de material de construção, morreu na noite de terça-feira, após sofrer uma parada cardíaca. Ele foi sepultado ontem em São Paulo.

Paulistano, mas conhecido como "alemão" pela descendência, o empresário era casado com Maria da Glória Ribas Baumgart, com quem teve três filhos - todos acumulam cargos de diretoria no grupo controlado por ele.

Em 2000, Baumgart havia se submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor benigno no cérebro, que lhe deixou com uma das pernas paralisadas. Assim que se recuperou, reassumiu a presidência das duas empresas, ambas de administração essencialmente familiar.

Embora tenha ficado conhecido por seu jeito simples e pouco vaidoso, ele era chamado de "rei da Zona Norte de São Paulo". É nessa região que estão localizadas todas as empresas da família. A Vedacit, fábrica de impermeabilizantes para a construção civil, foi fundada há 74 anos pelo pai de Baumgart. Em 2009, a companhia registrou um faturamento de R$ 290 milhões.

Na década de 80, o empresário diversificou os negócios da família com a inauguração do Shopping Center Norte, de 117 mil metros quadrados - o maior da capital. Na sequência, fundou o Lar Center, um shopping temático de decoração, e o Expo Center Norte, o maior polo de exposições da capital. A esse complexo de empreendimentos, o empresário acrescentou, na última década, os hotéis Novotel e Parthenon Nortel.

O empresário estudou na Universidade de Hannover, na Alemanha, onde se formou em engenharia mecânica. Ele acumulava também uma pós-graduação em Ciências Políticas e Contábeis e uma graduação em Tecnologia de Concreto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.