Draghi:estamos cientes dos riscos de uma inflação baixa

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou que a instituição tem os instrumentos necessários para cumprir seu mandato de estabilidade dos preços, cuja meta de inflação é de pouco menos de 2,0%. Durante o Fórum de Bancos Centrais em Sintra, Portugal, Draghi reiterou que os formadores de política estão cientes dos riscos de uma inflação baixa por um período muito prolongado.

AE, Agencia Estado

27 de maio de 2014 | 12h52

"Sim, nós estamos confiantes de que podemos cumprir o objetivo de inflação", disse Draghi. "Em termos de instrumentos, estou confiante de que podemos alcançar isso", acrescentou. A autoridade destacou que o banco central tem uma meta de estabilidade de preços no médio prazo e que esse horizonte não é fixo. "O médio prazo é algo que depende da natureza do choque. Não é um conceito fixo."

O presidente do BCE também comentou que o conselho diretor está "muito ciente dos riscos de uma inflação baixa muito prolongada, independentemente se ela é causada por fatores externos ou ajuste de preços". "Mas nós não vemos deflação", disse. Draghi afirmou ainda que o BCE "não está resignado a permitir que a inflação permaneça baixa por muito tempo". Fonte: Market News International.

Tudo o que sabemos sobre:
EuropaDraghieconomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.