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Drible a fila dos postos da Previdência Social

Os segurados da Previdência Social podem pedir salário-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte pela Internet.

Por Agencia Estado
Atualização:

Os segurados da Previdência Social ainda estão sofrendo as conseqüências da paralisação dos servidores por quatro meses no ano passado. O próprio coordenador de Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Eduardo Basso, afirma que há cerca de 340 mil benefícios represados nos postos e agências do instituto, o que provoca filas naqueles locais e atrasos na concessão de aposentadorias e pensões. "Estamos tendo um início de ano complicado", diz Basso. Para o segurado evitar as filas e a perda de tempo, Basso diz que há uma série de serviços e benefícios da Previdência que podem ser requeridos pela Internet (veja link abaixo). A segurada que pedir o salário-maternidade pela rede terá o benefício concedido por meio de uma agência virtual. Para isso, ela deverá clicar no item "salário-maternidade" na página da Previdência e preencher o formulário. Se os dados estiverem corretos, aparecerá o resumo da concessão do benefício. Depois, devem ser enviados para a agência virtual, pelo correio, o formulário e os documentos necessários. No caso do salário-maternidade, é necessário enviar atestado médico original comprovando o oitavo mês de gestação (se a criança ainda não nasceu) ou cópia autenticada da certidão de nascimento da criança. Além disso, cópias dos seguintes documentos: carteira de trabalho (identificação e último vínculo empregatício); comprovante de residência (conta de luz, água ou recibo de aluguel); CIC; RG; cartão do PIS-Pasep (se empregado); últimas três folhas do carnê de contribuição ou guias de recolhimento, se doméstica ou autônoma; relação dos 12 últimos salários de contribuição, se trabalha em empresa. Também é necessário enviar um número de telefone para contato e, no envelope, escrever: requerimento do salário-maternidade. Para o auxílio-doença, são necessários os seguintes documentos originais: requerimento do benefício, preenchido pela empresa e com data do último dia de trabalho; relação dos salários de contribuição desde julho de 1994; atestado médico; e comunicação do acidente, quando for acidente de trabalho. Além desses, devem ser enviadas cópias dos seguintes documentos: carteira de trabalho (identificação e último vínculo empregatício); comprovante de residência; CIC; RG; e PIS-Pasep. Também deve ser anotado o número de telefone para contato e, no envelope, escrever: requerimento de auxílio-doença. No caso de pensão por morte, o item a ser clicado na página é "requerimento de pensão por morte precedida de benefício". Para a pensão de aposentado ou contribuinte individual são exigidas cópias autenticadas dos seguintes documentos: certidão de óbito; certidão de casamento; e certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos (se houver).

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