Dufry compra controle total de operadora grega por US$452 mi

A varejista suíça Dufry fechou a compra do controle total da Hellenic Duty Free, que administra lojas nos aeroportos gregos, em um voto de confiança na conturbada economia do país.

ANGELIKI KOUTANTOU, Reuters

12 de dezembro de 2013 | 13h11

A Dufry disse nesta quinta-feira que vai comprar os 49 por cento da Hellenic Duty Free (HDF) que ainda não possuía da rival grega Folli Follie por cerca de 452 milhões de dólares, exercendo a opção de comprar a participação com dois anos de antecedência do plano.

A HDF detém o monopólio de lojas duty free na Grécia até 2048 e opera 111 lojas nos aeroportos, postos de fronteira e portos marítimos. A companhia é rentável, ao contrário de muitas empresas gregas que foram atingidas por seis anos de recessão no país.

"O acordo reflete a confiança da Dufry no turismo grego e na própria empresa, que é um ativo de alta qualidade, que produz receitas", disse o analista Stamatis Draziotis, da Eurobank Equities.

A HDF divulgou vendas de 300 milhões de euros em 2012, e a companhia espera um aumento percentual de dois dígitos neste ano.

Os países do Norte da Europa estão se recuperando e os protestos na Grécia arrefecendo, enquanto competidores como Egito, Tunísia e Turquia vêm sofrendo com episódios de violência ou agitação.

O cenário coloca a HDF em uma forte posição para capitalizar a retomada do turismo na Grécia, que estima um aumento na receita de 13 por cento, para um alta recorde em 2014, ajudando o país a finalmente sair da sua profunda recessão.

Tudo o que sabemos sobre:
VAREJODUFRYGRECIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.