Publicidade

É prematuro especular sobre novo pacote para Portugal, diz FMI

Diretoria do FMI vai se reunir em breve para avaliar se Portugal cumpriu as metas para o próximo desembolso do empréstimo, no valor de 26 bilhões de euros

Por Andreia Lago e da Agência Estado
Atualização:

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse hoje que "é prematuro especular" se Portugal vai precisar de um novo programa de empréstimo para ajudá-lo a evitar um default. Segundo um porta-voz do Fundo, a diretoria do FMI vai se reunir em breve para revisar o acordo com Portugal e avaliar se o país cumpriu as metas necessárias para o próximo desembolso do empréstimo, no valor de 26 bilhões de euros.

A afirmação do FMI é uma reação aos alertas de economistas sobre sinais crescentes de que o atual programa de empréstimo do Fundo ao governo de Portugal não será suficiente para evitar um default e que um novo pacote de ajuda terá de ser acertado. Em meio às especulações, os yields dos bônus portugueses de 5 anos estão próximos de 16%, patamar atingido no auge da crise grega. Nesses níveis de juros, investidores questionam se o governo português terá condições de rolar 10 bilhões de euros em dívida que vencem em setembro. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.