Economia brasileira caiu 0,32% no 3o tri, mostra BC

A economia brasileira encolheu 0,32 por cento no terceiro trimestre deste ano, frente o desempenho entre abril e junho passados, mostrou nesta quinta-feira o Banco Central (BC). A atividade em setembro, no entanto, mostrou leve recuperação frente a agosto, quando havia registrado retração.

REUTERS

17 de novembro de 2011 | 16h54

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) -um indicador que reflete o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB)- cresceu apenas 0,02 por cento em setembro sobre o mês imediatamente anterior, para 142,13 pontos, segundo dados dessazonalizados. Em agosto, ainda segundo o BC, o IBC-Br havia recuado 0,57 por cento ante julho, de acordo com dados revisados para baixo.

Na comparação com igual período do ano passado, o indicador subiu 1,45 por cento por cento em setembro e, em 12 meses, o avanço foi de 3,65 por cento.

O BC vem alertando que a crise internacional pode afetar a atividade econômica do país, aliviando as pressões sobre inflação. Por isso, começou um movimento de afrouxamento da política monetária, que já reduziu a Selic em 1 ponto percentual, para os atuais 11,50 por cento ao ano. A expectativa do mercado é de que mais cortes venham.

A estimativa do BC é de que o PIB brasileiro cresça 3,5 por cento em 2011.

(Por Patrícia Duarte)

Tudo o que sabemos sobre:
BACENIBCBRATUAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.