PUBLICIDADE

Publicidade

Economia brasileira tem potencial para crescer 7%,8%, avalia Mantega

Ministro da Fazenda diz, no entanto, que governo não deixa essa expansão ocorrer para não provocar problemas para as contas externas

Foto do author Adriana Fernandes
Foto do author Eduardo Rodrigues
Por Adriana Fernandes , Eduardo Rodrigues e da Agência Estado
Atualização:

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta terça-feira, 27, que a economia brasileira tem "facilmente" potencial para crescer "7%, 8%", mas o governo não deixa essa expansão ocorrer para não provocar problemas "preocupantes" para as contas externas.

PUBLICIDADE

"A agente não deixa a economia crescer muito. A economia facilmente conseguiria crescer 7% e 8%. É uma economia que tem força, potencial de dinamismo, mas não deixamos, para não ter problemas de déficit mais preocupantes e desequilíbrios entre importações e exportações",disse Mantega.

Na avaliação do ministro, o déficit em contas correntes do balanço de pagamentos do Brasil com o exterior ocorre também em função de maiores investimentos. "Esse déficit significa que estamos investindo mais. Isso é positivo", destacou Mantega. Segundo ele, o déficit em transações correntes tem ocorrido com superávit comercial, o que não acontecia em alguns momentos do passado. " O nível de investimento significa que estamos usando o déficit para investimento. Isso é bom porque investimento gera exportação", disse Mantega. Ele acrescentou que as empresas também regulam as suas atividades externas de acordo com o mercado interno. "Quando o mercado interno está bombando, elas preferem colocar as suas mercadorias no mercado interno do que no externo. Mas se o nível de crescimento do mercado interno diminui, aí as empresas vão busca mais no mercado externo", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.