Publicidade

Economia da França está melhor do que a do Reino Unido, diz ministro

Comentário reflete linha de defesa usada por autoridades para defender o país diante de ameaça de corte de rating pela S&P 

Por Danielle Chaves e da Agência Estado
Atualização:

PARIS - A economia da França está em situação melhor do que a do Reino Unido, afirmou o ministro de Finanças francês, François Baroin, repetindo uma linha de defesa usada por outras autoridades do governo nos últimos dias para defender o país antes de a agência de classificação de risco Standard & Poor's decidir se mantém ou não o rating AAA da França.

PUBLICIDADE

"A situação econômica do Reino Unido é muito preocupante e é preferível ser francês do que britânico em termos de economia no momento", afirmou Baroin à rádio francesa Europe 1.

Os comentários de Baroin ecoam os feitos recentemente pelo primeiro-ministro, François Fillon, e pelo presidente do Banco Central da França, Christian Noyer, que destacaram a relativa fraqueza na economia britânica. Noyer até mesmo disse que o Reino Unido deveria ser rebaixado antes da França.

Baroin afirmou que os países europeus precisam encontrar um meio de reduzir a dependência das agências de rating. O ministro comentou também que o governo francês não vai fazer mais cortes no orçamento e pode alcançar a meta de déficit para 2011 com o crescimento de 1,6% previsto pelo instituto de estatísticas do país, o Insee. As informações são da Dow Jones.  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.