12 de maio de 2009 | 18h09
O ex-presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, disse nesta terça-feira, 12, que a economia dos Estados Unidos "foi muito bem nas últimas semanas" e acrescentou que começa a ver sinais de que o mercado de imóveis residenciais está saindo do fundo do poço, embora isso ainda não tenha se refletido nos preços. Em discurso na Associação Nacional de Corretores Imobiliários, em Washington, Greenspan chamou os preços dos imóveis residenciais de o "calcanhar de Aquiles" da economia norte-americana.
Veja também:
As medidas do Brasil contra a crise
De olho nos sintomas da crise econômica
Em seu discurso, Greenspan mais uma vez rebateu as críticas de que o relaxamento da política monetária foi o responsável pela bolha do mercado imobiliário nos EUA. "Com todo o respeito, eu discordo. Eles estão errados", afirmou. Depois de falar, Greenspan foi questionado se, olhando em retrospecto, ele considera que deveria ter aumentado as taxas de juros quando era presidente do Fed. Ele respondeu que o mercado imobiliário residencial é dirigido por taxas de longo prazo e não pelas taxas overnight estabelecidas pelo Fed. A bolha imobiliária, acrescentou, começou de fato em 2000, um ano antes de o Fed iniciar a redução dos juros.
Para Greenspan, a economia pode resistir uma queda de mais 5% nos preços dos imóveis residenciais. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato