carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Economia dos EUA foi bem nas últimas semanas, diz Greenspan

Ex-presidente do Fed chamou os preços dos imóveis residenciais de 'calcanhar de Aquiles' da economia do país

AE-DJ,

12 de maio de 2009 | 18h09

O ex-presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, disse nesta terça-feira, 12, que a economia dos Estados Unidos "foi muito bem nas últimas semanas" e acrescentou que começa a ver sinais de que o mercado de imóveis residenciais está saindo do fundo do poço, embora isso ainda não tenha se refletido nos preços. Em discurso na Associação Nacional de Corretores Imobiliários, em Washington, Greenspan chamou os preços dos imóveis residenciais de o "calcanhar de Aquiles" da economia norte-americana.

 

Veja também:

especialAs medidas do Brasil contra a crise

especialAs medidas do emprego

especialDe olho nos sintomas da crise econômica 

especialDicionário da crise 

especialLições de 29

especialComo o mundo reage à crise

 

Em seu discurso, Greenspan mais uma vez rebateu as críticas de que o relaxamento da política monetária foi o responsável pela bolha do mercado imobiliário nos EUA. "Com todo o respeito, eu discordo. Eles estão errados", afirmou. Depois de falar, Greenspan foi questionado se, olhando em retrospecto, ele considera que deveria ter aumentado as taxas de juros quando era presidente do Fed. Ele respondeu que o mercado imobiliário residencial é dirigido por taxas de longo prazo e não pelas taxas overnight estabelecidas pelo Fed. A bolha imobiliária, acrescentou, começou de fato em 2000, um ano antes de o Fed iniciar a redução dos juros.

 

Para Greenspan, a economia pode resistir uma queda de mais 5% nos preços dos imóveis residenciais. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Alan GreenspanFed

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.