Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Economia na OCDE 'se estabilizou no 2º trimestre'

Relatório da organização mostrou interrupção de trajetória de contração, mas resultados variam de país para país.

BBC Brasil, BBC

19 de agosto de 2009 | 09h06

A economia se estabilizou no segundo trimestre nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), indicam dados preliminares da organização divulgados nesta quarta-feira.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compõem a entidade não se mexeu em relação ao primeiro trimestre, quando foi registrada uma queda de 2,1% sobre o trimestre anterior.

Nas sete maiores economias do mundo, houve queda de 0,1% no PIB do segundo trimestre em relação ao primeiro, estatística que se repetiu para a média dos 16 países que compõem a zona do euro.

Em todos os países da União Européia, o recuo no segundo trimestre foi de 0,3%, comparado a uma queda de 2,4% no trimestre anterior.

França e Alemanha

As estatísticas apontam para uma recuperação nas economias mais industrializadas do planeta, onde em alguns países resultados divulgados recentemente encerraram tecnicamente a recessão.

Foi o caso da França e da Alemanha, que registraram uma alta de 0,3% do PIB no segundo trimestre em relação ao primeiro, e do Japão, que viu uma alta de 0,9% no mesmo período.

Já os Estados Unidos adiantaram no fim do mês passado, que suas estatísticas apontaram uma queda menor no segundo trimestre que no primeiro. Anualizada, a taxa foi negativa em 1%, contra 6,4% três meses antes.

Embora o relatório trimestral da OCDE seja divulgado sem comentários, diversos analistas se mostraram cautelosos com os resultados melhores nos países industrializados nas últimas semanas.

Para eles, o ponto de interrogação é se as economias mais industrializadas do planeta encerraram ou apenas interromperam o ciclo negativo e, em caso positivo, se entraram em uma dinâmica capaz de sustentar um novo período de alta.

Na Grã-Bretanha, onde nas estimativas da OCDE o segundo trimestre foi de contração de 0,8% - contra 2,4% na comparação dos três meses anteriores - o próprio governo tem dito que ainda há um "longo caminho" para a recuperação econômica.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.