PUBLICIDADE

Publicidade

Econômicas

ACIMA DO ESPERADOEmergentes puxam demanda por petróleo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A demanda mundial de petróleo este ano será ligeiramente maior que a esperada anteriormente por causa do crescimento em países em desenvolvimento, disse a Agência Internacional de Energia (AIE). A entidade elevou as estimativas de 2009 e 2010 para 86,57 milhões de barris por dia este ano. O crescimento da demanda será de 1,57 milhão de barris em 2010 comparado com o ano anterior, 70 mil barris a mais do que o projetado antes. "Nós revisamos números para 2009 e 2010 com base na forte demanda fora da OCDE", disse David Fyfe, diretor de indústria do petróleo da AIE.

PUBLICIDADE

MUDANÇA CAMBIALBanco chinês reage a sugestão de Obama

O vice-presidente do Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país), Su Ning, criticou a sugestão do presidente dos EUA, Barack Obama, de que a China deveria aplicar uma taxa de câmbio mais orientada pelo mercado. Su indicou que os EUA não deveriam olhar para o yuan como a resposta para os problemas da economia norte-americana. "Nós não concordamos com a politização da questão da taxa de câmbio do yuan", disse Su.

INDÚSTRIA16,7%

foi o crescimento da produção industrial da Índia em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados oficiais. Apesar da forte alta, o resultado ficou abaixo dos 17% esperados por analistas. Em dezembro, a alta foi de 17,6%

TOLERÂNCIA À INFLAÇÃOFed deve nomear Yellen para vice

O presidente dos EUA, Barack Obama, planeja nomear a titular do Federal Reserve de San Francisco, Janet Yellen, para a vice-presidência do banco central norte-americano, disse uma fonte próxima do assunto. Yellen, considerada uma das dirigentes do Fed mais "dovish" (tolerante à inflação), substituiria Donald Kohn, que anunciou sua aposentaria. A nomeação estaria sujeita à aprovação do Senado. Se aprovada, sua indicação seria vista como uma tendência do Fed de se inclinar em direção a políticas para impulsionar o crescimento e promover o emprego e não para manter a inflação sob controle.

Publicidade

SOBE EXPECTATIVA Safra de soja será recorde, diz Abiove

O Brasil deve produzir na atual temporada um recorde de 67,6 milhões de toneladas de soja, prevê a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que elevou a sua estimativa mensal em mais de dois milhões de toneladas. Na previsão de fevereiro, a Abiove havia sido conservadora em relação a outros órgãos que falavam em mais de 66 milhões de toneladas e previsto uma safra de 65,2 milhões de toneladas. No ano passado, o Brasil produziu 57,8 milhões de toneladas. "A colheita está indo muito bem, o prognóstico está muito bom mesmo", disse Henrique Paes de Barros, economista da Abiove.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.