
27 de setembro de 2019 | 12h01
A EcoRodovias arrematou a concessão da rodovia BR-364/365 (GO/MG) nesta sexta-feira, 27, em leilão realizado na B3, com uma tarifa básica de pedágio de R$ 4,69364, indicando deságio de 33,14%. O preço-teto fixado era de R$ 7,02. Essa é a primeira rodovia a ser licitada sob o governo Jair Bolsonaro.
Na abertura dos envelopes, entregues na segunda-feira, as outras ofertas da tarifa básica de pedágio foram de R$ 5,82673, do Consórcio Way-364/365 (com deságio de 17%), e de R$ 5,75640 (com deságio de 18%).
Três grupos entregaram propostas para assumir o projeto federal, que engloba 437 quilômetros de estradas entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG) e integra um importante corredor para o escoamento da produção agroindustrial da região.
A expectativa é de investimentos de R$ 4,57 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão.
A EcoRodovias afirma ter recursos suficientes em caixa para fazer frente ao aporte de capital inicial das operações. Nas palavras de Marcello Guidotti, diretor executivo de Finanças e Relações com investidores da empresa, esse projeto já nasceu com uma estrutura sólida. Ele lembrou ainda que, embora o grupo tenha recursos em caixa, também possui acesso a linhas de financiamento do BNDES não descartando novas vias de financiamento.
De acordo com Guidotti, a concessão já estava no radar, pois está na ponta de outra rodovia que passou a ser administrada pelo grupo na região com a aquisição da concessionária MGO, a BR-050 (GO/MG). Essa concessão é o caso mais bem-sucedido da chamada 3ª etapa de concessões rodoviárias federais, licitadas entre 2013 e 2014 no governo Dilma Rousseff. “Os dois trechos têm Uberlândia como polo, que entendemos como um corredor importante para a região”, afirmou.
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