EDF compra fatia da Alupar na usina de Sinop

O grupo francês de energia EDF anunciou ontem a compra de 51% na Companhia Energética Sinop, responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica de 400 megawatts de Sinop, no norte do Mato Grosso, assumindo a fatia da Alupar Investimentos no empreendimento.

O Estado de S.Paulo

13 Dezembro 2014 | 02h03

As duas outras acionistas no negócio são Eletronorte e Chesf, com 24,5% cada uma, ambas controladas pela estatal Eletrobrás.

Em janeiro deste ano, a Eletronorte abriu chamada pública para escolher uma empresa privada substituta da Alupar no consórcio que vai construir a hidrelétrica Sinop, no rio Teles Pires.

A concessão da hidrelétrica Sinop foi arrematada pelo consórcio formado pela Eletronorte, Chesf e Alupar em leilão ao final de agosto de 2013. Mas a empresa privada informou ao mercado prontamente, logo após o certame, que já havia desistido do empreendimento.

A EDF chegou a participar da disputa pela concessão da usina de Sinop no ano passado, em parceria com a Cemig, mas seu grupo ficou em segundo lugar na disputa.

EDF e Eletrobras não deram detalhes financeiros do acordo nos comunicados sobre o assunto que divulgaram separadamente. / REUTERS

Mais conteúdo sobre:
O Estado de S. Paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.