PUBLICIDADE

Eike Batista tem condições de ‘se recuperar’, diz Lobão

Ministro afirma não ter sido procurado pelo empresário com pedidos de ajuda; em evento, autoridade de Minas e Energia atacou ‘aventureiros’ da área de mineração

Por André Magnabosco e da Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta segunda-feira, 29, que o empresário Eike Batista, controlador do Grupo EBX, tem "muitas condições de se recuperar".

PUBLICIDADE

O empresário estaria cumprindo os compromissos associados às dívidas das empresas X, controladas pelo EBX, e, de acordo com Lobão, não o procurou para buscar alternativas ao atual momento delicado. "E nem teria porque fazê-lo", disse Lobão.

Entre outras empresas, Eike Batista é sócio da OGX, do setor de petróleo, e da MPX, da área energética.

Questionado sobre qual conselho daria a Eike Batista diante do momento adverso, Lobão desconversou. "Espero que ele consiga retomar os investimentos e a normalidade de suas empresas.", afirmou, durante de almoço-debate organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais, o Lide.

'Aventureiros'. No mesmo evento, Lobão voltou a afirmar que o código de mineração deverá ser votado até o final deste ano. Destacou que o texto a ser analisado pelo Congresso foi aprovado por grandes e médias empresas.

"Os aventureiros não gostaram", disse Lobão.

A declaração do ministro foi uma indireta a empresas que, segundo ele, obtinham licença de pesquisa e alvará de lavras, mas não exploraram efetivamente as áreas concedidas.

Publicidade

"Elas (essas empresas) faziam especulação, vendendo algo que nunca tiveram interesse de explorar", destacou.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.