Elevação de IPI de carro popular fica para 2003

As montadoras chegaram a um acordo sobre a proposta da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) de unificar a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que hoje é de 10% para os carros populares e de 25% para os demais. A idéia é criar uma taxa intermediária, que pode ser de 15%. Em reunião realizada ontem com os executivos das principais montadoras do País, a determinação de um prazo de dois anos para a implantação da mudança fez com que as indústrias concordassem com a proposta. Dessa forma, a Fiat, que a princípio era contrária à medida por ter sua produção voltada principalmente para os carros populares, terá tempo para redirecionar sua linha de produtos. A mudança implicará em aumento nos preços dos carros populares e barateamento dos demais. Para Fábio Silveira, coordenador de estudos setoriais da consultoria Tendências, a unificação da alíquota aumentaria a possibilidade de aquisição de um carro de médio porte ou de luxo, pois a redução de 10 pontos percentuais, como está sendo cogitado, seria bastante significativa no preço final do veículo. "Com a disponibilidade de crédito e a redução da alíquota do IPI, ficará mais fácil comprar um carro fora das especificações do carro popular", diz. Além disso, ele acredita que, no longo prazo, a mudança contribuirá para que as montadoras invistam mais em tecnologia para modelos mais caros. Os populares, no entanto, continuariam atendendo a um público com menor poder aquisitivo.

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