carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Em boa parte dos países, problema passa a ser inflação, diz diretor do BC

Em 9 de 14 economias, a taxa  de inflação em 2010 é maior que a de 2009, observou Carlos Hamilton Araújo

Fabio Graner e Fernando Nakagawa, da Agência Estado,

22 de dezembro de 2010 | 12h30

O diretor de política econômica, Carlos Hamilton Araújo, afirmou nesta quarta-feira, 22, que, atualmente, em grande parte dos países o principal problema econômico passa a ser "essencialmente a inflação". "Hoje, em grande parte dos países, o problema passa a ser essencialmente inflação. Há algumas exceções, a mais notável são os EUA que foram fortemente atingidos pela crise. Mas, na maioria dos países, a preocupação fica sendo a inflação", disse.

Carlos Hamilton argumenta ao apresentar quadro com a inflação em 14 economias. "Em 9 dessas economias, a taxa de inflação em 2010 é maior que a de 2009". Ele chama atenção para o fato de que os aumentos de preços têm sido influenciados diretamente pelas commodities, em especial as agrícolas. "As commodities agrícolas registraram aumento substancial de 28,6% em 2010 até novembro e acumulam alta de 33,2% em 12 meses. É importante destacar que, de modo geral, os alimentos têm peso maior nas cestas de consumo dos emergentes que nas economias industrializadas", cita.

Durante a apresentação, Carlos Hamilton destacou que o déficit de transações correntes do Brasil em 2011 deve ficar em 2,8% do PIB. "É ligeiramente acima da média observada entre 1970 e 2009, que foi de 2,1% do PIB", afirmou.

Tudo o que sabemos sobre:
inflaçãoproblemapaíseshamilton

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.