Publicidade

Em live de Bolsonaro, presidente da Caixa anuncia abertura de 75 agências em 3 meses

Segundo Pedro Guimarães, mais de 50 dessas agências serão abertas no Norte e Nordeste; anúncio vem depois do Banco do Brasil anunciar que vai fechar unidades e demitir funcionários

Por Anne Warth , Emilly Behnke e Daniel Galvão
Atualização:

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro anunciou a abertura de 75 agências da Caixa em todo o País nos próximos três meses. Em sua live semanal, Bolsonaro convocou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que disse que mais de 50 dessas agências serão abertas no Norte e Nordeste, boa parte delas focadas no agronegócio e em municípios de mais de 40 mil habitantes. “Tudo foi aprovado pela diretoria no começo da semana”, disse Guimarães.

Segundo Pedro Guimarães, abertura de novas agências já foram 'aprovadas pela diretoria'. Foto: Joédson Alves/EFE

PUBLICIDADE

A investida da Caixa ocorre semanas depois do anúncio do Banco do Brasil, que decidiu fechar 112 agências e 361 postos de atendimento e abrir um plano de demissão voluntária para adesão de até cinco mil empregados. 

Incomodado com os planos do Banco do Brasil, Bolsonaro cogitou demitir o presidente da instituição financeira, André Brandão, em razão da repercussão no mundo político e da possibilidade de prejudicar a relação do governo com o Congresso às vésperas da eleição da presidência da Câmara e do Senado. Bolsonaro somente recuou por receio das reações no mercado contrárias a uma intervenção, já que o banco tem capital aberto e ações negociadas em bolsa.

A iniciativa da Caixa pode ser encarada como uma provocação ao Banco do Brasil, já que o agronegócio é um dos principais filões do BB, líder em crédito rural.

Na live, Bolsonaro deixou claro que algumas das agências serão abertas em Goiás a pedido do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). Haverá ainda novas agências em municípios do Maranhão, Ceará, Bahia, Pernambuco, Piauí, Pará e Mato Grosso, segundo o presidente.