Em reunião com equipe econômica, Temer diz que resultado da inflação é 'extraordinário'

Em reunião com equipe econômica, Temer diz que resultado da inflação é 'extraordinário'

Para o presidente, o baixo nível da inflação 'vai significar mais empregos, mais comida na mesa, mais poupança'

Carla Araújo e Tânia Monteiro, O Estado de S.Paulo

10 Janeiro 2018 | 17h39

BRASÍLIA - Em discurso de abertura de uma reunião com a equipe econômica, o presidente Michel Temer exaltou o resultado da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e disse que o fato “extraordinário” é fruto do trabalho de seu governo. 

“Inflação baixa, só para reprisar o que muitos têm dito, vai significar mais empregos, mais comida na mesa, mais poupança, ou quando a pessoa vai para o supermercado vê preço estável e pode comer melhor, viver melhor, morar melhor”, disse.

++Em carta aberta, Ilan diz que preço dos alimentos puxou inflação para baixo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou nesta quarta-feira, 10, que o IPCA fechou 2017 com alta de 2,95%, a menor taxa anual desde 1998 (1,65%) e, pela primeira vez desde 1999, abaixo da meta de inflação. 

“Acho que isso merece uma comemoração e fiz questão de chamar para comemorar comigo o ministro da Fazenda, do Planejamento, do Banco Central, da articulação política, da secretária de Governo e Casa Civil, que são os ministérios que mais se envolveram nessa questão”, disse.

A reunião é fechada para a imprensa, mas a assessoria de imprensa do Planalto divulgou a fala inicial do presidente. Participam do encontro o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, o ministro interino da Casa Civil, Gustavo Rocha, e os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Carlos Marun (Secretaria de Governo). 

++Para analistas, resultado da inflação reforça tendência de corte de juros

Temer disse que era preciso destacar as vantagens da inflação abaixo da meta e que “naturalmente faz produzir mais consumo e mais emprego”.

O presidente disse ainda que era preciso “agradecer” as áreas empenhadas na recuperação da economia e dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito. 

++REGINA PITOSCIA Salário mínimo corrigido abaixo da inflação tem perda de R$ 28,80 em 2018

“Por isso eu quis reuni-los aqui para agradecer, naturalmente em nome do nosso governo. Nós todos trabalhamos nisso, mas principalmente estas áreas que aqui estão presentes”, reforçou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.