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Embratel alerta para fraudes

A Embratel está lançando um alerta sobre um novo tipo de fraude que utiliza o serviço "Siga-me" oferecido pelas operadoras locais para quem quer redirecionar as chamadas para o seu número de telefone para algum outro número, por exemplo, quando viaja. De acordo com a Embratel, fraudadores estão induzindo as pessoas que dispõem deste serviço em telefones fixos em vários Estados do Brasil, a redirecionar as chamadas para celulares que, na maioria dos casos, ficam no Rio de Janeiro, em Petrópolis (RJ) e em Vitória (ES). A vítima só vai perceber que programou seu telefone para que as chamadas fossem recebidas em outro número, muitas vezes, só quando chega a fatura cobrando os interurbanos das ligações feitas para os celulares pelos fraudadores. A supervisora de controle de fraude da Embratel, Sandra Monteiro, disse que a Embratel recebeu cerca de 60 reclamações dessa nova fraude mas o número de casos pode ser ainda maior.A primeira providência tomada pela empresa foi alertar a população hoje por meio da imprensa para evitar reprogramar seus telefones para recebimento de chamadas em outro número se receberem ligações de pessoas que se identificam como funcionários de empresas telefônicas pedindo para que o cliente digite uma série de números em seu aparelho a pretexto desta ser uma condição para participação em algum tipo de concurso. De acordo com a gerente da diretoria jurídica da Embratel, Silvana Guerino, quem deve pagar a conta "é quem ofereceu o serviço do Siga-me, que é a operadora local, que tem que dar um serviço com segurança". Ela afirmou, também, que a empresa não sabe qual é o prejuízo causado por essa fraude "mas ela tem um potencial muito grande de prejuízo que queremos evitar alertando a população". A Embratel ainda vai entrar em contato com a Polícia Civil e as operadoras locais. A programação do Siga-me é feita digitando * 21 * número do telefone onde as chamadas serão atendidas e #. Para retirar a programação feita pelo Siga-me é só digitar * 21 * #. A Embratel investe R$ 20 milhões na instalação de um sistema anti fraude e uma equipe de 30 especialistas nessa missão. Segundo Sandra Monteiro, o maior objetivo do controle de fraude é evitar a inadimplência e, por isso, o foco desse trabalho tem sido as ligações internacionais. As reclamações sobre a fraude do Siga-me partiram de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Brasília e Rio, além de outros Estados e a maior fatura citada por Sandra Monteiro, neste caso, foi de R$6 mil.

Agencia Estado,

18 de junho de 2002 | 12h31

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