PUBLICIDADE

Embratur compartilha em rede social relato de turista que não recomenda visita ao Rio

Agência chegou a dizer que sua conta na rede social havia sido acessada de diversos pontos do País; mais tarde, porém, Embratur reconheceu que o compartilhamento foi feito por um funcionário

Por Douglas Gavras
Atualização:

O perfil oficial no Instagram da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) compartilhou nesta quarta-feira, 5, um conselho inusitado. O órgão, que tem a missão de atrair visitantes ao País, ajudou a divulgar a queixa de uma turista que dizia ter sido assaltada no Rio e recomendava que outras pessoas não visitassem a cidade.

PUBLICIDADE

Por meio de “stories”, publicações que ficam disponíveis por um período de 24 horas, a dona do perfil “withlai” conta, em inglês, que passou três dias na capital fluminense, mas que teve uma péssima experiência ao visitar a cidade. “O Rio é uma cidade tão bonita, mas beleza não é o bastante”, relata a visitante, identificada como Laíza.

“Acabo de passar três dias no Rio. E, nesses três dias: meus familiares e eu fomos roubados; minha irmã de nove anos testemunhou um roubo. Não posso recomendar a visita a uma cidade onde eu me senti com medo de sair.”

O Rio recebeu 1,7 milhão de visitantes no Ano-Novo. Em todo o País, segundo relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), os gastos com viagens e turismo contribuíram com US$ 163 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2017. 

O compartilhamento com a recomendação de que outros turistas não devem visitar o Rio estava no perfil da Embratur até a manhã de ontem, mas foi apagado depois.

A Riotur lamentou o ocorrido, e disse que o relato não reflete a opinião dos turistas. No começo da tarde, a Embratur chegou a dizer que sua conta na rede social havia sido acessada de diversos pontos do País e por meio de celulares diferentes, descartando que o post tivesse sido compartilhado por um funcionário da equipe. 

Mais tarde, no entanto, a agência reconheceu que o compartilhamento foi mesmo feito por um funcionário, que foi imediatamente suspenso. O órgão ressaltou a importância do Rio como destino turístico do Brasil e maior responsável pela entrada de visitantes no País.

Publicidade

Um dos destinos mais cobiçados do Brasil, somente na últimafesta de Reveillón, o Rio recebeu1,7 milhão de turistas. Foto: Fábio Motta/ Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.