Receita Federal
Receita Federal

carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Emissão de certidão negativa está indisponível há três dias no site da Receita

Até o início da noite desta quarta-feira, o serviço ainda não havia sido regularizado; Receita atribui problema a incidente durante a operação em equipamentos do Serpo

Márcia De Chiara, O Estado de S.Paulo

15 de janeiro de 2020 | 19h27

O contribuinte que tentou acessar o site da Receita Federal para obter certidão negativa de pessoa física ou de pessoa jurídica não está conseguindo emitir o documento. Segundo comunicado divulgado na página da Receita, faz três dias que “alguns serviços têm apresentado momentos de indisponibilidade”. De acordo com a Receita, o problema ocorre por causa de um “incidente que houve durante operação em equipamentos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)”.  De acordo com o comunicado da Receita, o Serpro  informou que o problema deve ser solucionado até o final do dia de hoje (15/1).

A reportagem acessou o site no início da noite de hoje (15/01) e constatou que o serviço de emissão de certidão negativa continua indisponível. Procurada, o Serpro informou, por meio de sua assessoria, que o serviço deve ser regularizado ainda hoje (15/01) e não detalhou os motivos que levaram à instabilidade do site.

A Receita Federal esclarece ainda que a "instabilidade não tem afetado qualquer sistema relacionado ao cumprimento de obrigações tributárias principais ou acessórias, com prazo para encerramento nesta semana".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.