“Empreendedoras precisam de planejamento tecnológico”
Conteúdo Patrocinado

“Empreendedoras precisam de planejamento tecnológico”

Luciane Dalmolin, diretora da Dell Technologies no Brasil, comenta como a tecnologia transforma trajetórias

Dell Technologies, Estadão Blue Studio
Conteúdo de responsabilidade do anunciante

26 de novembro de 2021 | 08h00

Mesmo quando ainda poucas se arriscavam em uma área dominada pelos homens, Luciane Dalmolin, diretora de vendas para pequenas empresas da Dell Technologies no Brasil, já via o potencial do crescimento e as transformações por meio da tecnologia e isso a fascinou. Com mais de 30 anos de carreira, ela ainda encontra menos mulheres do que gostaria na sua área, mas hoje se dedica exatamente a orientar e apoiar aquelas que empreendem e precisam de informações para fazer as melhores escolhas em relação às soluções tecnológicas para seus negócios.

Quais as grandes dificuldades hoje, para a mulher que quer empreender, em relação à tecnologia?

Um dos principais desafios é ter um parceiro de confiança, um consultor nessa área. A empreendedora precisa de amparo. Quando falamos em empreender, geralmente essa pessoa não tem conhecimento em tecnologia. Para auxiliar essas mulheres, a Dell tem um time dedicado a entender e sugerir qual a melhor solução tecnológica para seu negócio.

De que forma você e seu time conseguem ajudar essas mulheres?

Desde recomendar o ecossistema com os recursos que auxiliam na produtividade, como o melhor computador, demais acessórios e também o ambiente de infraestrutura. Falamos muito de dados na nuvem e a empresa pequena inicia ativando suas aplicações nela. Mas à medida que o negócio cresce, aumenta também a necessidade de internalizar algumas aplicações. Ela passa a atuar em ambiente híbrido, uma parte na nuvem e outra interna. Fazer a gestão de todos esses recursos é fundamental para o desempenho de uma empresa e a Dell consegue ajudar a empreendedora em toda essa jornada tecnológica.

O que as grandes empresas, como a Dell, estão fazendo para potencializar a força das empreendedoras?

Uma das nossas grandes iniciativas é o DWEN (Dell Women's Entrepreneur Network), que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino e que já impactou milhares de mulheres ao redor do mundo. Além disso, dentro do programa (basta se cadastrar gratuitamente no site da Dell), essas empreendedoras têm acesso a conteúdo e recursos personalizados, como um consultor para atendimento e suporte dedicado.

Qual o potencial transformador da tecnologia nos negócios?

A tecnologia hoje está intrínseca aos negócios. As mulheres precisam colocar a tecnologia como um pilar dos seus negócios. As empreendedoras têm que ter um olhar crítico para avaliar constantemente os movimentos do mercado e entender como alavancar seu negócio por meio da tecnologia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.