carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Empresa ganhou liderança entre as nacionais em apenas 8 anos

De dona da lã de aço Assolan, a Hypermarcas virou a maior empresa de capital nacional de bens de consumo

Paula Pacheco, O Estado de S.Paulo

20 de dezembro de 2010 | 00h00

Apesar de ter apenas oito anos de existência, a Hypermarcas se tornou uma máquina de compras com o objetivo de aumentar rapidamente sua participação na indústria e no varejo.

Em 2002, quando surgiu, era conhecida como empresa Pratika Industrial. O primeiro grande esforço para sair do anonimato veio em seguida, com uma campanha agressiva de marketing para lançar a lã de aço Assolan.

Hoje, depois de oito anos, a companhia tem em seu portfólio dezenas de produtos e marcas, como o molho de tomate Salsaretti, o medicamento Estomazil, o Biotônico Fontoura e a tintura para os cabelos Biocolor, sem esquecer do desodorante Avanço, o esmalte Risqué e a espuma de barba Bozzano.

Nesse pouco tempo de mercado, ganhou a posição de maior empresa de bens de consumo de capital brasileiro.

Seu foco são investimentos em linhas de produtos mais populares e medicamentos - tanto os sem prescrição médica quanto os genéricos . Assim, virou dona de marcas como Engov, Leite de Colônia e SaniFill.

Saúde. Agora, com a aquisição da Mantecorp, a Hypermarcas segue na estratégia de aumentar sua força nos segmentos prioritários. Fabricante de produtos como Coristina e Epidrat, a Mantecorp tem um portfólio complementar ao da Hypermarcas, que começou sua trajetória no setor de medicamentos em 2007.

Sua primeira aquisição no segmento foi a DM, especializada em produtos liberados para venda sem prescrição (conhecidos no mercado como OTCs).

Em meados de 2008, foi fechada a compra de outra fabricante de OTCs, a Farmasa, que era controlada pelo GP Investimentos e família Samaja. No ano passado, a Hypermarcas adquiriu a empresa de genéricos Neo Química.

Ano de compras. Só neste ano, a Hypermarcas já havia comprado a Luper (dona das marcas Virilon e Gastrol), a Sapeka (de fraldas descartáveis), a Facilit (da marca SaniFill) a Mabesa do Brasil (das fraldas Cremer-Disney e Plim Plim), a York, a marca Pom Pom (de sabonetes infantis), três medicamentos da Medley (Digedrat, Peridal e Lopigrel), além da marca Bitufo.

A Hypermarcas integra um time do qual fazem parte empresas como a Cosan, a JBS e a Dasa que, com a abertura de capital e a consequente captação de recursos, ganhou musculatura ao liderar um processo de consolidação de setores.

A abertura de capital da Hypermarcas ocorreu em 2008 e agora a empresa se prepara para entrar no Índice Bovespa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.