Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Tenha acesso ilimitado
por R$0,30/dia!
(no plano anual de R$ 99,90)
R$ 0,30/DIA ASSINAR
No plano anual de R$ 99,90

Empresa reforça foco no porta a porta e rejeita loja

O presidente da Avon, David Legher, vestiu o colete de recrutamento e foi para o calçadão da rua Antônio Agu, no centro de Osasco (SP), na última sexta-feira de maio, no meio do feriado Corpus Christi, tentar convencer as mulheres que vender Avon é bom negócio. O executivo colombiano foi pessoalmente às ruas, mesmo sem dominar totalmente o português, para ouvir diretamente de potenciais vendedoras por que elas aceitariam ou não ser parceiras da empresa. O empenho de Legher tem uma razão: a Avon depende de seu exército de 1,5 milhão de vendedoras para recuperar o mercado brasileiro.

O Estado de S.Paulo

24 de junho de 2013 | 02h14

A companhia mantém o foco em vendas diretas e não tem planos, ao menos no curto prazo, de abrir lojas próprias ou entrar no e-commerce, disse Legher. Sua maior concorrente, a Natura, cedeu e ensaia uma entrada, ainda tímida, nesses dois canais de venda.

"Existem oportunidades de aumentar o número de vendedoras e de fazer elas venderem mais", disse Legher.

Para o professor de gestão de marcas e marketing estratégico da ESPM, Marcos Bedendo, a inovação é fator decisivo para a expansão das vendas de cosméticos, principalmente no porta a porta. "A consultora precisa de uma novidade para apresentar à cliente."

Mesmo sem um e-commerce oficial, é possível comprar produtos da Avon na internet por meio de sites e anúncios criados pelas próprias consultoras. "A internet hoje é mais uma ferramenta para impulsionar as vendas, principalmente nas redes sociais, do que uma concorrência", disse Roberta Kuruzu, diretora executiva da Abved, associação do setor./ M.G.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.