Publicidade

Empresários e políticos se despedem de Antônio Ermírio de Moraes

Presidente de honra do Grupo Votorantim, empresário morreu em casa na noite de domingo por insuficiência cardíaca; em nota de pesar, presidente Dilma destacou liderança nata de Antônio Ermírio

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Ermírio em sua janela na Votorantim, em frente ao Teatro Municipal Foto: Arquivo/Estadão

SÃO PAULO - O empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, foi enterrado por volta das 18 horas desta segunda-feira, 25, no Cemitério do Morumby, em São Paulo. Ele morreu na noite deste domingo na sua casa na capital paulista, aos 86 anos, por insuficiência cardíaca. 

Banqueiros, empresários e políticos compareceram mais cedo ao velório, realizado no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa.

Temer fala com jornalistas ao deixar o velório do empresário Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

Líder nato, Antônio Ermírio sempre acreditou no desenvolvimento do Brasil

A presidente Dilma Rousseff, em nota enviada à imprensa, destacou o perfil de liderança do empresário. "Foi com tristeza que recebi a notícia da morte do empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes. Líder nato, Antônio Ermírio sempre acreditou no desenvolvimento do Brasil. Aos familiares e amigos, meus sentimentos por esta perda", disse Dilma.

Para Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, Ermírio de Moraes ajudou a construir o Brasil Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

PUBLICIDADE

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), compareceu ao velório do empresário em nome do governo Dilma. 

"Quero expressar em meu nome e em nome do governo brasileiro e da presidente Dilma Rousseff o mais profundo sentimento de pesar por termos perdido um grande brasileiro", afirmou Temer. 

Para o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), Ermírio de Moraes foi uma personalidade única da história recente do Brasil e beneficiou muito o Estado goiano. 

Um homem que sempre lutou muito pelo Brasil, que investiu no Brasil, e sempre foi um exemplo muito grande para os empresários brasileiros

"Vim de Goiás trazer as condolências do governo goiano, da sociedade goiana, à família de Antônio Ermírio, por tudo que ele representa para o Brasil", afirmou, ao chegar para o velório do empresário.

Publicidade

O ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, também presente, disse que a morte do empresário representa uma "perda inestimável". 

Se quiser uma definição de empresário, use Antônio Ermírio

Ao chegar para o velório, Delfim disse que Antônio Ermíro ajudou a construir o Brasil e deixou bons exemplos. 

 "Se quiser uma definição de empresário, use Antônio Ermírio", afirmou o ex-ministro. "Ele deixa um sentimento de saudade. Vai fazer muita falta." 

O economista José Pastore, da USP, que escreveu a biografia de Antônio Ermírio de Moraes, afirmou no velório que a grande lição do empresário foi a generosidade. 

Apesar da vida ocupada com o trabalho, ele sempre encontrou tempo para ajudar os mais necessitados. Passou metade da vida dele dentro deste hospital

PUBLICIDADE

"Apesar da vida ocupada com o trabalho, ele sempre encontrou tempo para ajudar os mais necessitados. Passou metade da vida dele dentro deste hospital", disse. Pastore afirmou ainda que o empresário nunca se conformou com a "ciranda financeira". "Ele sempre disse que o importante para o País era ganhar dinheiro produzindo. Sem uma boa produção não havia jeito de combater a inflação, essa era a teoria dele."

Pastore acrescentou que Antônio Ermírio sempre se preocupou com a crise industrial e energética, tendo inclusive antecipado a falta de água no Estado de São Paulo. "Ele providenciou poços artesianos no hospital para enfrentar o colapso. Ele tinha uma intuição muito grande. Ele era um homem de uma inteligência privilegiada", afirmou. 

Lázaro de Mello Brandão, presidente do Conselho de Administração do Bradesco, também foi ao local.

Publicidade

Coroa de flores enviada em nome do Banco HSBC Foto:

"O País perdeu um pioneiro na criação da economia brasileira moderna. Foi-se um homem de crença e coragem na defesa dos valores do investimento, do emprego e da produção. Entusiasmado e empolgante, ele conduziu o Grupo Votorantim ao mais alto patamar da iniciativa privada nacional. Marcante por reconhecida e inesgotável capacidade de trabalho, foi ao longo de toda a vida fonte de energia e inspiração a todos os brasileiros", afirmou Brandão, em comunicado oficial.

Foi-se um homem de crença e coragem na defesa dos valores do investimento, do emprego e da produção

 O presidente executivo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, também enviou à imprensa uma nota de pesar.

"Modelo de chefe de família e capitão de indústria, Dr. Antônio, como muitos o chamavam com carinho e respeito, deixa um exemplo único de visão empresarial, comando seguro e amor em tudo o que construiu. Sem a presença dele, perde-se um grande líder que deixa, para as atuais e futuras gerações, uma herança indelével sobre a importância de se acreditar em si mesmo, nas pessoas e no Brasil", afirmou.

O banqueiro e presidente do Itaú, Roberto Setubal, lamentou a morte de Ermírio. Setúbal disse que Antônio Ermírio foi um exemplo para os empresários brasileiros. "Um homem que sempre lutou muito pelo Brasil, que investiu no Brasil, e sempre foi um exemplo muito grande para os empresários brasileiros", afirmou, em breve declaração no local onde o corpo foi velado.

Setubal afirmou que Antônio Ermírio fará falta e destacou o colega pela sua ética e espírito de liderança. "Ele foi um exemplo de empresário para todos nós, com sua ética incomparável", disse. "Foi um grande líder que, sem dúvida, vai deixar saudade", afirmou o presidente do Itaú.

Em nota assinada por seu presidente, Robson de Andrade, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) também lamentou o falecimento do empresário e afirmou que o Brasil precisa de mais cidadãos e empresários como ele.

Antônio Ermírio nos lega um importante exemplo com sua vida de empreendedor e de defensor da ética nas relações humanas

"Obstinado na conquista de seus objetivos, Antônio Ermírio nos lega um importante exemplo com sua vida de empreendedor e de defensor da ética nas relações humanas. Deixa, também, um admirável trabalho em favor da educação e da saúde dos brasileiros mais pobres, por meio de obras sociais a que se dedicou pessoalmente", diz a CNI.

Publicidade

Modelo de chefe de família e capitão de indústria, Dr. Antônio, como muitos o chamavam com carinho e respeito, deixa um exemplo único de visão empresarial, comando seguro e amor em tudo o que construiu

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em comunicado, lamentou o falecimento de "um dos mais importantes líderes empresariais do País".

"Em seus mais de 50 anos de vida empresarial, participou ativamente dos principais temas do país e nunca deixou de defender suas convicções para construir um Brasil melhor. Destacou-se também como cidadão brasileiro, no mais verdadeiro sentido da palavra, levando seu brilhantismo às ações voltadas às áreas social, da saúde, artística e política. Perdemos um parceiro, mas seu nome sempre foi e sempre será inestimável referência à história da indústria.", diz o documento.

Luto. A prefeitura de Votorantim, região de Sorocaba, decretou luto oficial de três dias pela morte do empresário. O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) destacou que a cidade, de 108.872 habitantes, é o berço do grupo Votorantim e sempre recebeu apoio da família Ermírio de Moraes, especialmente de Antônio Ermírio. "Homem de cultura extraordinária, de conduta reta e preocupado com a sociedade", escreveu o prefeito, que se dirigiu a São Paulo para acompanhar o velório.

A prefeitura de Alumínio, na mesma região, também decretou três dias de luto oficial. A cidade de 16.845 habitantes se desenvolveu em função da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), uma das empresas do grupo, fundada em 1941. A indústria de alumínio ainda é a principal geradora de empregos no município.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.