Empresas negam prática de maquiagem de preços

A Nestlé e a Kraft Foods negaram ter praticado maquiagem de produtos, com redução de peso nos últimos meses. Uma lista de 11 produtos (veja baixo) foi divulgada ontem pelo coordenador da Pesquisa de Preços da Fipe, Heron do Carmo.O pó para refresco de abacaxi Clight Diet consta da relação, mas o gerente de trade marketing da fabricante Kraft Foods, Augusto Lemos, diz que trata-se de um equívoco. "A gramatura varia de acordo com o sabor e o de abacaxi tem 10 gramas", explicou. Segundo a Fipe, o produto teve redução de 10% no peso.A Nestlé confirma a redução de peso de alguns dos itens citados, mas alega que, por conseqüência, caíram na mesma proporção os preços. Segundo a assessoria da empresa, o Wafer São Luiz teve seu peso reduzido de 200g para 150g em 1999, com o mesmo corte no valor e que isso pode ser comprovado por listas de preços enviadas ao varejo.No caso do Wafer Tostines, a alteração de unidade foi de 10% e ocorreu em maio passado. Mas a Nestlé alega ter informado a mudança em cartazes nos pontos-de-venda. A embalagem, segundo a companhia, também traz a informação que o peso do produto está 10% mais leve, especificando a mudança de 20 gramas, de 200g para 180g.A Nestlé nega, no entanto, ter diminuído a gramatura do creme de cebola Maggi de 68 gramas para 65 gramas. O produto está no mercado desde 1978 e, segundo a empresa, nunca teve seu peso original de 68g mudado. A Agência Estado procurou a Arisco, cujos produtos também são citados na lista da Fipe, mas não obteve resposta.ListaO coordenador da Pesquisa de Preços da Fipe, Heron do Carmo, apresentou ontem uma lista de 11 produtos que teriam sofrido alteração de unidade nos últimos seis meses. Deste total, sete itens tiveram seu conteúdos reduzidos. Nesta lista estão o biscoito Wafer São Luís-Nestlé, que teve seu conteúdo diminuído de 150 gramas para 140 gramas. O biscoito Wafer Tostines Nestlé sofreu uma redução em seu peso de 200 gramas para 180 gramas. Também sofreu alteração o macarrão instantâneo Arisco L ´Amen, de 85 + 5 gramas, para 80 + 5 gramas. A Arisco também diminui de 45 gramas para 35 gramas o conteúdo da embalagem de pó para refresco Frisco. O pó para refresco de abacaxi Clight diet foi reduzido de 11 gramas para 10 gramas. A maior redução foi encontrada no pacote de balas Kid de hortelã, cuja quantidade caiu de 200 gramas para 170 gramas. O creme de cebola Maggi, também da Nestlé, teve uma redução na sua embalagem de 68 gramas para 65 gramas. A única alteração de unidade para cima foi verifica da na esponja de aço Assolan, com 8 unidades, cujo peso subiu de 52 gramas para 60 gramas. Neste caso, disse Heron, a empresa informou que o aumento teve por objetivo acompanhar o principal concorrente.Os outros três produtos da lista tiveram alteração no peso para baixo, porém registraram mudança na sua especificação. O creme anti-rugas noturno Nívea Visage Q10, por exemplo, de 50 gramas passou a ser chamado de creme anti-rugas Nívea Visage Q10 Plus, com 49 gramas. Outro exemplo, foi o macarrão instantâneo Nissin L´Amen 85 +5 gramas, que passou a chamar Nissin L´Amen Turma da Mônica, com 80 + 5 gramas. Finalmente o macarrão instantâneo Arisco L´Amen 85 + 5 gramas passou a incorporar na especificação a palavra cremoso para 80 + 7 gramas.Heron explicou que a alteração de embalagem ou especificação de produtos não é errada, porém essas mudanças devem ser informadas ao consumidor. O economista disse que essas alterações podem estar representando um aumento de preço "que de certa forma está sendo disfarçado na mudança na unidades dos produtos". Segundo ele, a preocupação é que essas mudanças possam estar levando o consumidor a optar por um produto que lhe seja desfavorável.

Agencia Estado,

26 de setembro de 2002 | 09h07

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.