Nilton Fukuda/Estadão
Nilton Fukuda/Estadão

ENQUETE: Você é a favor da fixação de uma idade mínima para a aposentadoria?

Se as propostas para reforma da Previdência vingarem, haverá mudanças na forma de concessão e o prazo para aposentadorias

O Estado de S.Paulo

23 de maio de 2016 | 16h08

SÃO PAULO - Com o crescimento vertiginoso do gasto previdenciário - já próximo dos R$ 700 bilhões -, a equipe econômica trabalha em uma reforma que mudará substancialmente o sistema atual.  Se as propostas vingarem, vão mudar a forma de concessão e o prazo para aposentadorias e pensões, tanto urbanas quanto rurais, na iniciativa privada e no setor público. E não apenas dos futuros trabalhadores, mas também para quem já está no mercado.

A idade mínima para a aposentadoria de trabalhadores da ativa está no pacote. Especialistas acreditam que a adoção da idade mínima para trabalhadores da ativa é a melhor opção, mas a proposta encontra certa resistência entre os parlamentares. 

A outra proposta em estudo é fazer a transição do modelo atual para o novo com a adoção de um sistema de pontuação. Para facilitar o entendimento e a implantação, esse sistema seria baseado na já existente regra 85/95 (cuja soma de tempo de contribuição e de idade dá 85 para mulheres e 95 para homens). Os valores iniciais, porém, seriam superiores aos atuais: 90/100, no mínimo. 

 

 
Tudo o que sabemos sobre:
AposentadoriaInss

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.