Entenda a carteira de investimento de Gil do Vigor

Renda fixa é um tipo de investimento em que a taxa de rentabilidade é pré-fixada, ou seja, é previsível desde a aplicação; é um investimento muito procurado por quem está começando.

Publicidade

PUBLICIDADE

Por Redação
Atualização:
1 min de leitura

BRASÍLIA - Os investimentos em renda fixa são alguns dos mais populares entre os investidores porque costumam ser mais seguros e previsíveis.

Como o nome indica, a renda fixa é um tipo de investimento em que a taxa de rentabilidade é pré-fixada, ou seja, é previsível desde a aplicação. Desta forma, é um investimento muito procurado por quem está começando.

Leia também

Com a previsibilidade, é mais fácil se planejar. Por exemplo, se o objetivo for comprar uma casa, você pode investir durante mais tempo e se planejar para alcançar essa meta em alguns anos. Quem está ainda mais preparado pode diversificar em uma série de investimentos com objetivos variados, desde o resgate imediato até a aposentadoria.

Existem diversos tipos de títulos de renda fixa. Alguns foram citados pelo Gil do Vigor. Entenda:

CDB: Certificado de Depósito Bancário, título emitido por bancos autorizados pelo Banco Central para captar recursos de modo a financiar suas operações. Na prática, é um “empréstimo” que o investidor faz à instituição financeira, recebendo como retorno o montante inicial mais os juros.

Tesouro Direto: é um título emitido pelo governo. Assim como todos os outros, tem o objetivo de financiar atividades, neste caso, gastos com políticas públicas ou até mesmo pagamento de suas dívidas anteriores. Normalmente, esse título pode ser atrelado à taxa Selic, à inflação ou ser pré-fixado. É possível, inclusive, fazer investimento sem ter o banco como intermediário, pelo site: https://www.tesourodireto.com.br

Gil do Vigor tem o perfil conservador na hora de investir Foto: TV Globo
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.