Google Earth
Google Earth

Entenda o que é e para que serve o manganês, encontrado em caminhões abandonados no Pará

Brasil é um dos maiores produtores mundiais do metal, que está presente em automóveis e mais

Redação, O Estado de S.Paulo

19 de maio de 2022 | 15h03

O manganês, um dos principais minérios encontrados em terras brasileiras, alimenta a produção mundial do aço e toda a indústria siderúrgica. Parte de sua extração no Brasil tem sido marcada por esquemas ilegais, como mostra série de reportagens do Estadão.

Trata-se de um metal importante para a indústria siderúrgica devido à sua composição físico-química. A maior parte do seu consumo hoje se destina para os processos de fabricação de diversos tipos de aço. Além do ferro, pode ser combinado com outros metais na produção de ligas, como as de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo. 

No dia a dia, está presente nos automóveis e na construção civil. Além dos usos metalúrgicos, pode ser utilizado em baterias, em fertilizantes, fungicidas, rações, e em compostos químicos na produção de agentes oxidantes, como para corantes e aromatizantes, agentes de secagem de pintura e de vedação. A substância também pode ser aplicada para tratamento de água. 

Em 2020, o Brasil foi o sexto maior produtor mundial de manganês e o segundo país com mais reservas do metal, segundo o Sumário das Commodities Minerais de 2021 do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.