Equifax: pedidos de recuperação judicial crescem 10%

Os pedidos de recuperação judicial no Brasil aumentaram 10% em novembro, na comparação com outubro, chegando a 21 solicitações. Em relação ao mesmo mês do ano passado, contudo, houve queda de 36%, de acordo com pesquisa da empresa de informações econômicas Equifax divulgada hoje. O número de recuperações judiciais deferidas, por sua vez, seguiu movimento inverso. Foram aceitos 29 pedidos no mês passado, um aumento de 45% ante novembro de 2008. Na comparação com outubro, houve queda de 15%.

EQUIPE AE, Agencia Estado

16 de dezembro de 2009 | 18h14

Apesar da alta dos pedidos em novembro em relação ao mês anterior, a Equifax observa que o volume de solicitações e deferimentos de recuperação judicial começou a apontar queda a partir do início do segundo semestre, refletindo a melhora na atividade econômica do País, com o aumento do faturamento e queda nos custos financeiros das empresas.

Falências

Com relação ao dado de falências requeridas e decretadas, os números apontam que em novembro foram solicitados 131 pedidos e decretadas 87 falências. Segundo a Equifax, os dados indicam tendência de queda no volume de pedidos e de aumento no volume de decretação de falências. No primeiro caso, o recuo seria reflexo da recuperação financeira das empresas e, no segundo, resultado de requisições realizadas anteriormente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.