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Espaço do consumidor

Por consumi@estado.com.br
Atualização:

Presente veio quebrado Ganhei de presente de casamento um televisor Philips mod. 20 Pt3331, comprada na Loja Kolumbus no dia 27/4. Ao voltar da lua-de-mel, em 31/5, abrindo os presentes, vimos que a lateral direita do gabinete tinha marcas de chave de fenda. Liguei para a loja mas o gerente disse que o prazo de troca é de 48 horas após a compra. A empresa me orientou a levar a tevê à autorizada, cujo atendente comentou que a peça talvez fosse peça de mostruário, aberta por algum motivo. Deixei para análise e para trocar a lateral danificada, e hoje (1.º/6) liguei para a Philips, mas disseram que é preciso esperar 15 dias, pois só depois disso é que poderei reclamar. Absurdo - além de ficar sem a tevê, corro risco de ter de pagar pelo defeito! ISMAEL MONTEIRO JUNIOR Capital A Philips responde: "O televisor está fora da garantia e foi para o serviço autorizado Philips. A empresa fornecerá sem ônus a peça necessária para o conserto. Aguardamos a aprovação do orçamento (mão-de-obra R$ 80) pelo cliente. Em caso de conserto, a garantia é de 90 dias. O consumidor foi contatado e está ciente do orçamento para que o reparo seja feito." O leitor comenta: A tevê não está fora de garantia, que, segundo o Manual do Usuário, é de 1 ano a partir da data que consta na nota fiscal. Paguei os R$ 80 sob protesto. Sob o signo Microsoft Em 31/5, comprei um kit wireless desktop 2000 USB Microsoft por R$ 239. Tempos depois, o teclado deu problema e parou de funcionar. Contatei a Microsoft em 14/6 e encaminhei o teclado por Sedex no dia 20, seguindo a orientação do atendente. Ele chegou ao posto do correio do Aeroporto de Congonhas no dia 21, mas só retiraram no dia 26. Como não tive retorno até o dia 4/7, contatei a empresa e a atendente disse que, apesar do prazo estipulado para resposta ter vencido, ainda não havia posicionamento do setor responsável. Ela garantiu que eu teria retorno até o dia 6/7, mas não tive. Liguei novamente no dia 11 pedindo um prazo mas o atendente disse que não havia teclados disponíveis. Pedi então o dinheiro de volta, mais o valor gasto com o Sedex. O funcionário anotou meus dados bancários e disse que o valor seria depositado na minha conta ?o mais rápido possível?. Como isso não é prazo, insisti numa data, e ele mencionou o dia 13/7, o que não ocorreu. RODRIGO ARANTES DO AMARAL Capital A Microsoft responde: "Concluímos o laudo pedido pelo cliente. Como combinado, depositamos o valor gasto com remessa e produto no dia 26/7. Para consultas: tel. (0800) 888-4081) ou site." O leitor comenta: Agradeço a intermediação da coluna, pois sem ela teria de levar o caso à Justiça. O depósito foi feito em 26/7, 30 dias depois da retirada do produto no correio e 13 dias após o prazo. Ao procurar um revendedor autorizado e comprar com nota fiscal, pensei que, em caso de problema, a estrutura e o peso do nome Microsoft fariam diferença, mas não foi o que ocorreu. Apesar do atendimento delicado, o processo posterior foi burocrático, lento e desrespeitoso. Notebook de 11 mil reais Comprei o mais avançado notebook da Sony (TX15PB linha Vaio), por R$ 10.990 - e com menos de 10 dias de uso ele deu defeito ao desligar. Telefonei para a assistência técnica e, após 30 min. na linha, um atendente deu início aos procedimentos (aliás, quem fazia os procedimentos era eu, mera usuária). Após 45 minutos e muita tentativa e erro, resolvemos o problema, mas quando reiniciei o trabalho, descobri que a tela grande que uso simultaneamente (o modelo é bem pequeno) não funcionava. Mais 1 hora de procedimentos... que resolviam um problema e criavam outro. Perdi 4 horas ao telefone, e, depois disso, o técnico disse que não havia mais nada a fazer... Perdi mais meia hora para registrar queixa no SAC, com promessa de solução em 48 hs úteis (seis dias). Enquanto isso fecho o escritório, dou férias para a equipe e tiro férias também? Tentei ligar para uma assistência na Barra Funda, mas, além de ter de ir até lá, eu ficaria três dias sem o aparelho, para ?avaliação?. MARI BOTTER Vila Madalena A Sony responde: "O notebook de d. Mari passou por testes e recebeu nova configuração. Em 28/5, um técnico foi à casa da cliente para entregar o produto e orientá-la." A leitora comenta: Troquei o aparelho na Fast Shop do Iguatemi, onde o comprei; vendedor e gerente, atenciosos, me propuseram testar uma nova máquina (mesma marca e modelo), na caixa, garantindo que me prestarão atendimento se o novo notebook tiver algum problema. Pelo bom atendimento, aceitei, e espero que dê tudo certo. Multifunction HP Tenho uma multifuncional HP Officejet 5510 All-in-One (fora da garantia) que não liga. Pensei que o problema poderia ser o adaptador de energia, caso em que deveria levá-lo à assistência técnica. A atendente pediu o n.º de série do aparelho para dar o endereço da técnica. Sou cadeirante e, como estava sozinho em casa, desisti depois de derrubar o aparelho. É um absurdo obrigar o cliente a informar um dado irrelevante para ter uma simples informação! GILBERTO PACINI Vila Olímpia A HP responde: "O aparelho será analisado pela HP, para detectar o problema e resolvê-lo o quanto antes." O leitor informa que a HP disse que iria buscar o aparelho na sua casa; mas, após uma semana sem retorno, ele chamou um técnico, que resolveu o problema de mau contato. SERVIÇO Procon: Consultas e queixas: tel. 151 Cadastro e pesquisas: 3824-0446 Ouvidoria: 3826-1457 Idec: (Instituto de Defesa do Consumidor) tel: 3874-2152 Inmetro Ipem: (Instituto de Pesos e Medidas) tel. (0800) 013-05-22 ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br Andif: tel: 3106-1537 E-mail: andit.dir@uol.com.br Pro Teste: Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Rio de Janeiro: tel/fax: (021) 3003-3828 E-mail: proteste@proteste.org.brP

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