Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Espanha planeja aprovar plano fiscal amanhã, diz porta-voz

Pacote, que inclui dados sobre as contas do governos central, local e regionais, detalhará os ajustes que o governo central está planejando fazer para cumprir suas metas fiscais

Clarissa Mangueira e Renan Carreira, da Agência Estado,

26 de abril de 2012 | 11h38

O gabinete da Espanha planeja aprovar amanhã, 26, um plano fiscal que será submetido à Comissão Europeia até o fim de abril, afirmou uma porta-voz do Ministério do Orçamento.

O plano, que inclui dados sobre as contas do governos central, local e regionais, detalhará os ajustes que o governo central está planejando fazer para cumprir suas metas fiscais. A proposta será revisada mais tarde pelo primeiro-ministro espanhol, MarianoRajoy, em um reunião semanal com os ministros envolvidos em política econômica, incluindo os ministros do Orçamento, Finanças, Trabalhos Públicos e Trabalho.

A Comissão Europeia estabeleceu o prazo final de 30 de abril para que a Espanha apresente seu plano. Após a apresentação da proposta, haverá uma reunião entre os principais membros do governo central e chefes financeiros das 17 regiões sem dinheiro da Espanha, às quais devem apresentar os planos orçamentários para 2013.

Sob os termos de uma lei recentemente aprovada, Madri agora tem poderes para vetar esses planos e intervir nas regiões se os planos orçamentários forem considerados insuficientes para atender as metas de redução de déficit.

A Espanha quer diminuir seu déficit orçamentário para 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, ante 8,5% do PIB no ano passado. Para isso, o país terá de realizar cortes de custos e aumento de impostos no montante de dezenas de bilhões de euros.

A porta-voz do Ministério do Orçamento afirmou que nenhuma data foi definida para a reunião com os chefes financeiros regionais. Ela disse, porém, que o encontro deve ocorrer na primeira metade de maio. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Espanhaplanopacotecriseeuro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.