Espanha tem superávit em conta corrente no 1º semestre

O saldo em conta corrente da Espanha foi superavitário no primeiro semestre do ano, uma vez que o turismo acelerou significativamente e as importações continuaram a cair com uma fraca economia doméstica.

AE, Agencia Estado

30 de agosto de 2013 | 07h42

De acordo com dados do Banco de Espanha, o superávit acumulado no primeiro semestre foi de 1,36 bilhão de euros (US$ 1,8 bilhão), em comparação com um déficit em conta corrente de 17 bilhões de euros no primeiro semestre de 2012.

O forte crescimento das exportações e um fluxo recorde de turistas, juntamente com menos compras de bens importados, está reequilibrando rapidamente a conta corrente da Espanha, depois de muitos anos de déficit.

A Espanha continuou com um déficit em conta corrente nos dois primeiros meses do ano, mas em março, essa tendência se inverteu.

A economia começou a se recuperar no início do segundo trimestre. Somente em junho, a economia da Espanha registrou um superávit em conta corrente de 2,57 bilhões de euros, as exportações cresceram 13% e as importações avançaram 1,6%.

Na quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística de Espanha (INE) informou em sua leitura final para o segundo trimestre que a produção econômica contraiu 1,6% em relação ao período homólogo do ano anterior e 0,1% em relação ao primeiro trimestre. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
espanhaconta corrente

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.