PUBLICIDADE

Publicidade

‘Estadão’ é o jornal mais admirado do País

Jornal ocupa a primeira posição em pesquisa pelo quinto ano executivo

Por Marili Ribeiro
Atualização:

O jornal O Estado de S. Paulo ficou em primeiro lugar, pelo quinto ano consecutivo, na pesquisa "Veículos Mais Admirados: o Prestígio da Marca", realizada pela Troiano Consultoria da Marca, com apoio do Instituto QualiBest. A pesquisa é feita com os leitores da publicação Meio & Mensagem, especializada em publicidade.Em oito anos de pesquisa, esta é a sexta vez que o Estado fica na liderança entre os 20 jornais avaliados.   Assim como nos últimos três anos, o Estado também foi o veículo de comunicação que atingiu o maior Índice de Prestígio da Marca (IPM), levando-se em conta todos os veículos avaliados: jornais, revistas, emissoras de rádio, canais de televisão fechada e aberta, além da internet. O jornal alcançou 68 pontos dos 100 possíveis no índice usado na pesquisa.   Nos outros segmentos, as lideranças ficaram com: Globo (TV aberta), com 63 pontos; Veja (revista), 55 pontos; CBN (rádio), 50 pontos; Google (internet), 46 pontos; e GNT (TV paga), com 44 pontos.   Para o diretor de Marketing e Mercado Leitor do Grupo Estado, Antonio Hércules Jr, o fato do jornal ocupar novamente o primeiro lugar na pesquisa dos veículos mais admirados é um reflexo do trabalho dos profissionais que fazem o dia-a-dia do grupo. "Isso confirma que nossas equipes, da redação à área comercial, estão acertando em suas atuações", diz.   O fato de o portal Estadão.com ter subido uma posição em relação à pesquisa anterior - agora ocupa o sexto lugar entre os dez veículos mais admirados na internet - é, para Hércules, uma demonstração de que as mudanças que vêm sendo feitas estão agradando. "A pesquisa foi feita em agosto e já reflete as últimas inovações implantadas no portal este ano." A Rádio Eldorado, também do Grupo Estado, foi a segunda colocada entre as rádios mais admiradas.   Credibilidade   Para chegar aos resultados, a Troiano Consultoria desenvolveu uma metodologia própria. Na pesquisa, são considerados nove quesitos, com diferentes pesos para cada categoria. No caso dos jornais, por exemplo, o quesito de maior peso é a credibilidade.   O organizador do estudo, Jaime Troiano, avalia que as marcas dos veículos têm importante papel no processo de decisão de mídia - quando as agências de publicidade, por exemplo, decidem onde vão publicar os anúncios. De acordo com Troiano, o processo que leva a essa decisão vai muito além dos aspectos técnicos, como os números de circulação. "A reputação de um veículo não se traduz apenas por meio de variáveis numéricas", diz.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.