‘Estado’ é jornal mais admirado pela 12ª vez

‘Estado’ é jornal mais admirado pela 12ª vez

Pesquisa do ‘Meio & Mensagem’ e do Grupo Troiano de Branding avaliou prestígio de marca de veículos de comunicação em seis categorias

O Estado de S. Paulo

01 Dezembro 2014 | 22h00

O Estado de S. Paulo foi escolhido, pela 12ª vez em 15 anos, como o jornal mais admirado do País, de acordo com a pesquisa do Meio & Mensagem e do Grupo Troiano de Branding que ouviu 1.055 pessoas, entre profissionais de agências de publicidade, executivos de grandes anunciantes e empresas de marketing. É o sexto ano consecutivo que o Estado aparece na dianteira entre os jornais brasileiros.

O Índice de Prestígio de Marca (IPM), que define a lista dos veículos de comunicação mais admirados, é dividido em seis categorias (TV aberta, jornal, revista, TV por assinatura, rádio e internet). 

De acordo com o presidente do Grupo Troiano de Branding, Jaime Troiano, em cada segmento são avaliados quesitos como qualidade do conteúdo, relação com as agências e eficácia percebida pelos anunciantes. “No caso dos jornais, o principal peso é a credibilidade do conteúdo”, explica Troiano.

Entre os jornais, o Estado ficou na primeira posição, seguido de Folha de S. Paulo, Valor Econômico, O Globo e Correio Braziliense. O IPM do Estado marcou 67,3, três pontos à frente do segundo colocado. “Dos 15 anos da pesquisa, o Estado ficou em primeiro lugar 12 vezes, enquanto a Folha foi a primeira colocada três vezes”, explica Troiano. 

O presidente do Grupo Troiano, que criou a metodologia da pesquisa, distribuída como um questionário online pela Qualibest e veiculada pelo Meio & Mensagem, diz que o fato de as posições dos veículos não se alterarem muito ao longo dos anos é um sinal de que as empresas trabalham bem suas marcas. “As líderes sabem administrar seus atributos. É por isso que a lista dos primeiros colocados geralmente não se altera.”

Outras categorias. A Rádio Estadão e a Rádio Eldorado aparecem na lista das mais admiradas do Brasil, em sétimo e oitavo lugar, respectivamente. A Eldorado também recebeu o prêmio Cebrasse por prestação de serviços.

A categoria que apresenta a maior distância entre o primeiro e o segundo colocados é a de televisão aberta. A Globo aparece com 84,2 pontos de Índice de Prestígio de Marca, contra 37,5 da Record. Neste segmento, diz Troiano, a principal mudança foi em relação ao SBT, que ganhou espaço, chegou a 37 pontos e está novamente encostado na vice-líder. 

No setor de revistas, os primeiros lugares ficaram com Veja (59,1 pontos), Exame (53,3) e Época (40,1). Em TV por assinatura, a GNT liderou com 49,8 pontos, seguida de Globo News e SporTV. Em rádio, as melhores posicionadas foram CBN, Rádio Gaúcha e Band News.

Na área de internet, explicou Troiano, o principal peso ficou com o quesito inovação. Isso, segundo ele, ajuda a explicar a posição intermediária dos veículos informativos. Os líderes do setor foram Google e Facebook (ambos com 57,2 pontos). Entre os veículos tradicionais de comunicação, figuram na lista dedicada à web UOL (no 6º lugar) e Globo.com (8º).

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