finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Estados Unidos querem importar petróleo do Brasil

Os Estados Unidos apresentaram seu interesse de importar petróleo do Brasil, no futuro, como meio de reduzir sua dependência do fornecimento de economias instáveis - as do Oriente Médio e a Venezuela. Também pretendem investir em setores brasileiros atrelados à exploração de petróleo e de gás da camada pré-sal, especialmente na área de desenvolvimento tecnológico. Em princípio, o compromisso entre ambos os países terá como base o equilíbrio entre investimento e fornecimento.

Denise Chrispim Marin, O Estado de S.Paulo

25 de fevereiro de 2011 | 00h00

O interesse americano foi expresso ao chanceler Antônio Patriota pelo vice-conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Michael Froman. Esse tema surge como uma nova frente para superar os resultados parcos da cooperação bilateral na área de energia, que tem frustrado especialmente a presidente Dilma Rousseff. O tema será tratado na visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil, nos próximos dias 19 e 20 de março, e será um dos pilares para a retomada das relações Brasil-EUA, segundo Patriota.

"Foi comentado que o Brasil pode se converter em um importante exportador de petróleo aos EUA no futuro", relatou o chanceler, que ontem se encontrou com o secretário de Tesouro, Timothy Geithner, e com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.