Publicidade

Estamos preparados para acordo sobre a Grécia, diz ministro alemão

Schäuble disse, contudo, que não haverá um desconto da dívida grega que está nas mãos dos governos da zona do euro

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, disse que estava "muito confiante" de um acordo para manter a ajuda para a Grécia será alcançado hoje, mas repetiu que ele não pode e não envolverá um desconto do principal da dívida grega que está na mãos dos governos da zona do euro.

PUBLICIDADE

"Nós estamos preparados para chegar a um acordo e acredito que seremos bem-sucedidos na tarde de hoje", afirmou Schäuble ao chegar para a reunião de ministros das Finanças da zona do euro com representantes dos credores oficiais da Grécia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), em Bruxelas.

"Todos os membros da zona do euro disseram há duas semanas que não estão em uma posição, no que se refere a suas legislações, de aceitar um desconto se ao mesmo tempo tiverem de dar novas garantias", declarou o ministro. "Esse não é um problema da Alemanha, mas da zona do euro."

Schäuble descartou sugestões de que o FMI, que está financiando cerca de 30% do programa da Grécia, possa abandonar a ajuda se não for convencido de que o país pagará seus empréstimos. Ele destacou que não há uma maneira prática para a zona do euro continuar o financiamento do programa sem a participação do Fundo.

"Nós só votaremos sobre o programa no Bundestag se a troica tiver uma posição comum", afirmou o ministro, se referindo ao FMI, Comissão Europeia e BCE, que são responsáveis pelo monitoramento do programa grego. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.