finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Estônia sai da recessão no 3º trimestre

A Estônia, país membro da zona do euro, conseguiu sair da recessão depois de relatar um crescimento de 0,4% no terceiro trimestre em comparação ao segundo trimestre de 2013. O comércio foi o fator que ajudou a nação báltica a conseguir acelerar a economia novamente, mas um ritmo mais lento na construção civil diminui as perspectivas de crescimento, segundo a agência oficial de estatísticas do país.

AE, Agencia Estado

11 de novembro de 2013 | 13h04

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia cresceu 0,4% no terceiro trimestre, ante 1,0% no segundo trimestre deste ano, afirmou a agência de estatísticas.

"O principal fator que mantém o crescimento baixo na Estônia é o ambiente econômico internacional fraco", disse o economista chefe do Banco da Estônia, Kaspar Oja.

O país de 1,3 milhão de habitantes foi a primeira nação ex-soviética a entrar na zona do euro, em 2011. A Estônia entrou em recessão neste ano depois de uma contração de 0,2% no segundo trimestre, após uma queda de 1,0% nos três primeiros meses do ano.

Em 2012, o Produto Interno Bruto cresceu 3,9%, ante um recorde de 9,6% em 2011. O Ministério das Finanças prevê que a economia cresça 1,5% este ano, mas o porta-voz Rainer Laurits disse que o número "provavelmente será menor". "A evolução da economia no país depende muito de como o restante da Europa vai se comportar", disse, acrescentando que a previsão de crescimento para 2014 permanece inalterada em 3,6%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
estôniaeconomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.