bolsa

E-Investidor: Itaúsa, Petrobras e Via Varejo são as ações queridinhas do brasileiro

Estoque de crédito avança 2,5% no acumulado do ano

O estoque de operações de crédito do sistema financeiro cresceu 1,8% em março ante fevereiro, chegando a R$ 2,426 trilhões, segundo informou há pouco o Banco Central (BC). No primeiro trimestre deste ano, a carteira cresceu 2,5% e, em 12 meses, 16,7%.De acordo com a autoridade monetária, o crédito para pessoas físicas subiu 1,4% em março e 16,3% no acumulado em 12 meses até março.

CÉLIA FROUFE E EDUARDO CUCOLO, Agencia Estado

26 de abril de 2013 | 12h58

Já para Pessoa Jurídica, a alta foi de 2,2% em março e de 16,1% no acumulado de 12 meses. O BC informou ainda que o total de operações de crédito em relação ao Produto interno Bruto (PIB), passou de 53,3% em fevereiro para 53,9% em março.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, comentou que a moderação no crédito às pessoas físicas está associada a linhas de consumo, como aquisição de veículos, o que é natural devido ao incentivo do ano passado que levou à antecipação de vendas. Disse ainda que essa moderação está em linha com os dados observados nas vendas do varejo medidas pelo IBGE.

Ele afirmou também que há uma tendência que está se consolidando, desde 2012, de o cidadão buscar linhas de menor custo. "Até porque essa questão ficou muito presente no noticiário. As linhas do rotativo, que são mais caras, estão diminuindo", afirmou.

Tudo o que sabemos sobre:
CRÉDITOBCMARÇOESTOQUE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.