Estrangeiro ainda tem interesse em concessões, diz EPL

Apesar do crescente risco político e cambial no Brasil, os investidores estrangeiros ainda estão interessados em concessões de projetos de infraestrutura, afirmou o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Segundo ele, o interesse engloba desde a construção de rodovias até o ambicioso projeto do trem-bala.

Agencia Estado

24 de junho de 2013 | 18h17

"Investidores estrangeiros em potencial sempre visitam o meu escritório", disse Figueiredo. A EPL é responsável pelo programa brasileiro de infraestrutura, incluindo uma série de aguardados leilões de concessões. Figueiredo afirmou que os investidores estrangeiros são "cruciais" para o desenvolvimento da infraestrutura do País. "Existe mais a ser feito do que o que podemos fazer imediatamente", comentou.

As dúvidas sobre investimentos estrangeiros aumentaram nas últimas semanas devido à onda de protestos ao redor do País, com a população exigindo melhoras nos serviços públicos e o fim da corrupção. Segundo a visão de muitos investidores, os protestos elevaram o risco político no Brasil.

No entanto, para Figueiredo, "manter o prazo dos leilões de concessão vai atender algumas das exigências dos manifestantes". Isso é verdade principalmente em relação aos projetos de transportes, que são o foco original dos protestos nas grandes cidades brasileiras, disse ele.

Além das manifestações, o real teve forte queda ante o dólar no último mês e há a influência de fatores externos, incluindo a possibilidade de uma redução de estímulos nos EUA. Mas isso não desanima Figueiredo. "Há décadas o governo reconhece a necessidade de investir, mas nunca levou a execução a sério", afirmou, acrescentando que o Brasil precisa expandir e melhorar ferrovias, aeroportos, estradas, portos e muito mais.

O governo pretende leiloar 5.840 quilômetros de concessões rodoviárias este ano. Figueiredo disse que os leilões são "uma questão urgente" e admitiu que o planejamento pode ter sido apressado. Novos leilões, principalmente para ferrovias, estão previstos para 2014 e 2015. "Esses serão melhor planejados."

Além disso, a concessão do trem-bala, que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, está prevista para setembro, com prazo de até 2020 para se tornar operacional. A EPL estima que o custo do projeto alcance R$ 35,6 bilhões. Conforme Figueiredo, o leilão está dentro do prazo, mas "algumas modificações nas regras" podem ocorrer nos próximos meses. Fonte: Dow Jones Newswires.

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