Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

EUA anunciam que começarão a desativar programa de auxílio

Secretário do Tesouro americano afirma que governo manterá apoio às pequenas empresas e à habitação

CLARISSA MANGUEIRA, Agencia Estado

21 de outubro de 2009 | 07h15

A Casa Branca vai começar a desativar gradualmente partes do Programa de Alívio de Ativos Problemáticos (Tarp), disse o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, um dia antes de o governo lançar novas iniciativas para estimular as pequenas empresas. "Precisamos nos certificar de que, com algum excesso de cautela, temos a capacidade, como seguro, de ajudar esse processo de reforma a continuar", disse Geithner.

 

Veja também:

linkCasa Branca: economia dos EUA 'passou pelo inferno'

especialUm ano após auge da crise, economia se recupera

especialAs medidas do Brasil contra a crise

especialDicionário da crise 

especialComo o mundo reage à crise

"Achamos que, mais uma vez, aqueles programas iniciais que definiram o Tarp aos olhos de todos têm sido bem sucedidos o suficiente para que possamos diminuí-los gradualmente", afirmou o secretário. "Vamos agir no sentido de continuarmos em bases contínuas os programas mais direcionados às principais áreas em que ainda há dificuldades no acesso ao crédito. As pequenas empresas são um exemplo, e a habitação é outro", acrescentou.

Segundo um funcionário do governo, a Casa Branca irá definir uma nova direção para o programa Tarp - aprovado pelo governo em outubro de 2008 a fim de liberar crédito durante a crise financeira e salvar as montadoras. Especificamente, o funcionário disse que o governo reduzirá gradualmente e encerrará programas para a compra de espólio imobiliário e securitização de crédito. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUATarpGeithner

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.