
17 de março de 2009 | 17h21
O governo dos EUA está sendo "criativo" em explorar todos os meios legais para recuperar US$ 165 milhões em bônus pagos aos executivos da American International Group (AIG), afirmou o principal consultor econômico do presidente Barack Obama, Lawrence Summers, em entrevista para a rede CNBC.
Veja também:
Bônus da AIG criaram 73 milionários, segundo procurador de NY
Obama quer impedir pagamento de bônus a executivos da AIG
De olho nos sintomas da crise econômica
Summers disse que a administração "não vai anular a lei, não vamos anular os contratos" na tentativa de fazer a devedora AIG em devolver o dinheiro dos bônus ao governo. Summers já usou uma linguagem similar no domingo, em uma entrevista para a tevê, que foi interpretada como um sinal de que a administração não assumiria uma posição linha dura contra a AIG. Isso foi refutado na segunda-feira pelo próprio Obama, que criticou profundamente o pagamento dos bônus.
Hoje, Summers, que chefia o Conselho Econômico Nacional, descreveu como "escandaloso" a forma que a como a AIG era administrada e regulamentada, levando o governo a gastar dezenas de bilhões de dólares em fundos públicos para socorrer a gigante seguradora. Ele condenou os bônus, que foram concedidos e aceitos "sem vergonha". As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato