PUBLICIDADE

Publicidade

EUA entram com ação na OMC contra restrições da UE ao frango

Bloco proíbe a importação de carne de aves de produtores americanos desde 1997, após alegar contaminação

Por Ana Conceição e da Agência Estado
Atualização:

Os Estados Unidos pediram a abertura de um painel de resolução de disputas na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as restrições da União Europeia (UE) à importação de carne de aves do país.

 

PUBLICIDADE

Em um comunicado, a UE lamentou a decisão dos EUA. O bloco proíbe a importação de carne de aves dos EUA desde 1997, após alegar que os produtores norte-americanos usavam quatro tipos de antimicrobianos não autorizados, produtos que reduzem a contaminação da carne por organismos causadores de doenças.

 

Desde fevereiro, os EUA tentam resolver a questão por meio de consultas, sem sucesso. Agora, o país quer que a OMC avalie se as restrições da UE são contrárias às regras internacionais de comércio. O governo norte-americano argumenta que os produtos usados para proteger a carne de contaminação são considerados seguros tanto pelos EUA quanto por várias agências de segurança alimentar europeias.

 

"A carne dos EUA cuja importação é proibida pela UE é segura. Não há evidência científica de que os tratamentos para redução de patógenos representam qualquer tipo de risco para a saúde dos consumidores", afirmou por meio de nota Nefeterius McPherson, porta-voz do Representante de Comércio dos Estados Unidos.

 

O órgão de resolução de disputas da OMC vai avaliar o pedido dos EUA pela abertura de um painel em sua próxima reunião no dia 23 de outubro. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.