Publicidade

EUA respondem à China que títulos do Tesouro têm liquidez

China é o maior detendor da dívida do governo norte-americano e espera medidas para reduzir déficit

Por Regina Cardeal e da Agência Estado
Atualização:

O Departamento do Tesouro dos EUA, respondendo a comentários do primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse que o mercado de Treasuries continua sendo o "mais profundo e líquido do mundo".  Mais cedo, Wen, em termos extraordinariamente diretos, manifestou preocupação com a segurança dos cerca de US$ 1 trilhão em títulos da dívida do governo dos EUA que a China detém. A China é o maior investidor do mundo em títulos do Tesouro norte-americano.

  

Veja também: 

G-20 se divide sobre qual deve ser resposta à crise

FT: Brasil está em lista informal de países-chave do G20

Sob pressão, Suíça relaxa regras de sigilo bancário

 

PUBLICIDADE

O Departamento do Tesouro disse que o presidente norte-americano Barack Obama está comprometido com a adoção das medidas necessárias para restaurar o crescimento e colocar os EUA no caminho da sustentabilidade fiscal. Isso inclui esforços para cortar o déficit de longo prazo à metade em quatro anos, afirmou a porta-voz do Tesouro Heather Wong em e-mail.

Publicidade

 

"Além disso, o governo está buscando resolver problemas longamente ignorados, garantindo que os EUA fiquem numa posição mais forte do que nunca", disse Wong. "Estamos enfrentando quaisquer desafios que surjam e continuaremos a fazê-lo", acrescentou. As informações são da Dow Jones.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.