EUA vão divulgar dados do PIB do 4º trimestre de 2009

Segundo estimativa de analistas, país deve crescer entre 5,4% e 6%; consenso fica na taxa de 5,7%

Efe

26 de fevereiro de 2010 | 04h37

partamento de Comércio dos Estados Unidos divulgará nesta sexta-feira, 26, às 10h30 (horário de Brasília) seu cálculo preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2009, com expectativa de crescimento de 5,7%, confirmando a estimativa inicial, segundo analistas.

 

Em sua primeira estimativa, divulgada recentemente, o Departamento de Comércio tinha assinalado um crescimento de 5,7% do PIB entre outubro e dezembro, além de um aumento de 0,6% do índice de preços vinculado ao PIB.

 

Os analistas calculam que o aumento ficará entre 5,4% e 6%, e o consenso fica na mesma taxa divulgada pelo Governo, 5,7%.

 

Em relação ao índice de preços, as expectativas de aumento dos analistas ficam entre 0,6 e 0,7%, e o consenso também se iguala àquilo que o Governo divulgou que espera (0,6%).

 

O ritmo de crescimento da atividade econômica nos EUA no último trimestre do ano passado foi o mais alto em seis anos, e refletiu o menor ritmo de eliminação de estoques, uma desaceleração das importações e um aumento do investimento fixo não residencial.

 

A economia americana voltou a crescer na segunda metade de 2009, após quatro trimestres de quedas na crise mais profunda e duradoura desde a Grande Depressão da década de 1930. Apesar da recuperação, o índice de desemprego está em 9,7%.

 

Tudo o que sabemos sobre:
PIBEUAdadoseconomiatrimestre

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.