Eurogrupo espera que Espanha apresente pedido de ajuda até segunda

Segundo presidente da instituição, resgate financeiro à Espanha primeiro sairá da EFSF, que é provisória, e depois será transferido para o ESM

Ricardo Gozzi, Renato Martins e Patrícia Braga, da Agência Estado,

21 de junho de 2012 | 19h03

LUXEMBURGO - Espera-se que a Espanha formalize um pedido de resgate à zona do euro na segunda-feira, declarou hoje o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

De acordo com ele, o resgate financeiro à Espanha, que será destinado à recapitalização dos bancos do país, primeiro sairá da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, nas iniciais em inglês), que é provisória, e depois será transferido para o Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM) assim que este entrar em vigor.

"Nós esperamos que as autoridades espanholas façam o pedido formal de ajuda financeira até a próxima segunda-feira, disse Juncker. Ainda segundo ele, o montante exato da ajuda será conhecido "ao término das negociações do memorando de entendimento".

O Eurogrupo reúne os ministros das Finanças dos 17 países que integram a zona do euro nesta sexta-feira, em Luxemburgo,  a partir das 4h, horário de Brasília. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EspanhaEurogrupo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.