PUBLICIDADE

Publicidade

Europa está bem melhor agora do que há 6 meses, diz Tesouro Americano

Secretário afirmou, no entanto, que a crise da dívida na região continua sendo o maior empecilho para o crescimento da economia global  

Por Álvaro Campos e da Agência Estado
Atualização:

NOVA YORK - O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, afirmou hoje que a Europa está atualmente em uma situação bem melhor do que seis meses atrás, mas que a crise da dívida na região continua sendo o maior empecilho para o crescimento da economia global.

PUBLICIDADE

"Os países da Europa agora têm as ferramentas financeiras para deixar as estratégias funcionarem", afirmou Geithner durante uma conferência promovida pelo ex-presidente americano Bill Clinton em Nova York.

O secretário também comentou que a taxa de crescimento do PIB americano deve permanecer em torno de 2,5% no curto prazo, pelo menos, ou até que o nível de desemprego no país diminua significativamente.

Ele ainda encorajou os republicanos a "encarar a realidade" nas negociações sobre a elevação do teto de endividamento do país, afastando assim a possibilidade do chamado "abismo fiscal". "Se as coisas foram feitas da maneira certa, então esse é um desafio gerenciável para os EUA", comentou.

A expressão "abismo fiscal" se refere a uma série de cortes de gastos e aumentos de impostos automáticos que entrarão em vigor no começo do ano que vem caso não haja acordo no Congresso. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.