Publicidade

Even lança mais de mil unidades em SP

Foram 10 lançamentos que somam uma área construída de 252 mil m2 e um valor geral de vendas de R$ 2,34 bi

Por Eliane Sobral
Atualização:

Há 40 anos no mercado, e operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a Even participou de dez lançamentos no ano passado em São Paulo – o que corresponde a 1.107 unidades, 252 mil metros quadrados de área construída e a um valor global de vendas (VGV) de R$ 2,34 bilhões.

Even protagonizou uma virada no mercado imobiliário no ano passado, saindo doprejuízo de R$ 161 milhões, em 2018, para o lucro líquido de R$ 119 milhões. Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão

PUBLICIDADE

Essa performance levou a empresa ocupar a 6ª colocação em duas categorias: Incorporadoras e Vendedoras e o 9º lugar em Construtoras, de acordo com o levantamento da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp).

A Even protagonizou uma virada no mercado imobiliário no ano passado. Saiu de um prejuízo de R$ 161 milhões, em 2018, para um lucro líquido de R$ 119 milhões, em 2019. A empresa também registrou a menor dívida líquida dos últimos cinco anos e alcançou R$ 276 milhões em geração de caixa.

Estratégia

Para analistas de mercado, a estratégia de operar com duas marcas, a Open, de empreendimentos residenciais com unidades de 45 m², em média, e a marca Even, para empreendimentos de médio e alto padrão, ajudou a empresa.

Isso fez com que ela ficasse bem posicionada num setor em que as variáveis macroeconômicas são detidamente avaliadas pelo potencial cliente, antes da concretização da uma compra, e pelo mercado.

No entanto, apesar dos resultados positivos do ano passado, a Even não ficou imune aos efeitos da pandemia do coronavírus, que travou a economia em todo o mundo.

Publicidade

A empresa fechou o primeiro trimestre deste ano com queda de 27% no lucro líquido, de R$ 36,5 milhões, em relação a igual período de 2019, quando o lucro somou R$ 50 milhões.

Entre janeiro e março deste ano, foram lançados dois empreendimentos: um no Rio Grande do Sul, e outro em São Paulo, que totalizaram R$ 95 milhões em VGV. 

Para se ter ideia do tamanho da retração que esse valor representa, no primeiro trimestre de 2019, seus lançamentos totalizaram R$ 785 milhões.

Segundo a empresa, as vendas foram afetadas com mais intensidade em março, quando começaram as medidas de isolamento social. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.