Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Ex-premiê da Islândia é primeiro político culpado pela crise global

Haarde foi um dos quatro integrantes do governo acusados em 2010 por contribuir para o colapso do setor bancário islandês no fim de 2008, quando os grandes bancos do país faliram 

Danielle Chaves, da Agência Estado,

23 de abril de 2012 | 13h22

REIKJAVIK - O ex-primeiro-ministro da Islândia Geir Haarde é o primeiro político a ser processado com relação à recente crise financeira global. Haarde liderou o Partido Independência, de centro direita, e foi primeiro-ministro entre meados de 2006 e o início de 2009, quando seu governo de coalizão foi retirado do poder em meio a uma revolta da população por causa da crise financeira.

Haarde foi um dos quatro integrantes do governo acusados em 2010 por contribuir para o colapso do setor bancário islandês no fim de 2008, quando todos os grandes bancos do país faliram em algumas semanas. A crise do setor bancário jogou a Islândia em uma profunda recessão, levando a um resgate de US$ 2,1 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Parlamento islandês, agora dominado por oponentes a Haarde, decidiu em setembro de 2010 que ele deveria ser o único processado pelo colapso do setor bancário do país. Posteriormente um tribunal rejeitou a maior parte das acusações sérias de "ampla negligência", mas hoje ele foi considerado culpado por não reunir seu gabinete quando a crise se tornou crítica, em 2008.

Na decisão anunciada hoje para o julgamento que havia começado em 5 de março, um tribunal especial da Islândia condenou Haarde em uma das quatro acusações pelas quais foi julgado por sua atuação durante o colapso dos bancos do país. Haarde foi declarado culpado por não se reunir com seu ministério quando a crise se tornou crítica. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
IslândiaGeir Haardecrise

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.