Exportações japonesas sobem 40,4% em abril

As exportações japonesas aumentaram 40,4% em abril sobre as do mesmo mês do ano passado, no quinto mês consecutivo de crescimento, dando um poderoso impulso à recuperação econômica do país. O resultado, favorecido principalmente pela demanda externa por veículos, levou o superávit comercial japonês a 742,3 bilhões de ienes (US$ 8,207 bilhões), 15 vezes o obtido em abril de 2009, quando o saldo havia sido de 48,9 bilhões de ienes.

HÉLIO BARBOZA, Agencia Estado

27 de maio de 2010 | 07h38

As exportações ficaram praticamente em linha com a expectativa dos economistas, enquanto o superávit ultrapassou a previsão, que era de 709,3 bilhões de ienes. Os dados divulgados hoje pelo Ministério das Finanças indicam que a economia japonesa começou bem o segundo trimestre, depois de apresentar uma expansão anualizada de 4,9% nos primeiros três meses do ano. As exportações vêm crescendo mais de 40% desde janeiro, em termos anuais, o que constitui um apoio fundamental para uma economia na qual a demanda doméstica ainda é fortemente dependente dos estímulos do governo.

Os economistas, porém, estão cautelosos em relação às perspectivas econômicas do país, diante da turbulência financeira na Europa e a consequente valorização do iene. "As exportações para a Europa foram fortes em abril, mas é claro que não devemos esperar que isso continue em maio e depois" , disse Taro Saito, economista do Instituto de Pesquisa NLI.

Em abril, as exportações japonesas para a União Europeia aumentaram 19,8% ante as de abril do ano passado, para 665,8 bilhões de ienes, e representaram 11% das exportações totais do Japão. As vendas para os Estados Unidos cresceram 34,5% na mesma comparação, enquanto os embarques para a Ásia saltaram 45,3%. As exportações de carros para os EUA cresceram 105,3% sobre abril de 2009, num sinal de que os enormes recalls de veículos da Toyota nos últimos meses não esfriaram a demanda global pelos carros japoneses. Segundo o Ministério das Finanças, as importações do Japão tiveram crescimento anual de 24,2% em abril, para 5,147 trilhões de ienes. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
comércio exteriorJapão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.